Nota eletrônica pode ajudar Reforma

A segunda e mais complicada fase da reforma tributária – a de substituição do ICMS e do ISS por um imposto sobre valor agregado – depende de algo que ainda não existe: informações confiáveis sobre a arrecadação e também das supostas perdas de Estados e municípios. Mas isso será realidade apenas daqui a dois anos, quando a Nota Fiscal eletrônica (NFe) estiver em pleno funcionamento no país. A análise é do coordenador-geral de Política Tributária da Receita Federal, Ronaldo Medina.

Ele revelou que a primeira fase da reforma tributária será enviada, provavelmente, ainda este mês ao Congresso. O coordenador explicou que ela envolve a unificação dos tributos federais IPI e PIS/Cofins, mas isso não significará mudança alguma nos atuais níveis de repasse para o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), disse ele.

Segundo o que determina a Constituição, a União tem de repassar 21,5% das receitas obtidas com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ao FPE. No caso do FPM, a porcentagem é de 22,5%. Mas no fim de agosto, um amplo acordo político envolvendo todos os partidos permitiu que o Senado aprovasse em tempo recorde e por unanimidade, o aumento da fatia dos municípios para 23,5%. Falta apenas a promulgação.

A Nota Fiscal eletrônica (NFe) é uma das bases do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), criado para informatizar e interligar a arrecadação de tributos no país. Esse sistema ainda não é obrigatório e depende da adesão dos Estados e de empresas. O Sped é integrado pela NFe e pelos aspectos contábil e fiscal. Este último será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2008 e exigirá que todas as empresas contribuintes de IPI e ICMS entreguem seus livros fiscais por meio eletrônico.

A NFe será obrigatória em 1º de abril de 2008 para os setores de combustíveis e de cigarros. A partir dessa data, as operações de compra e venda de mercadorias e serviços feitas por uma indústria de cigarros, por exemplo, terão que emitir notas fiscais eletrônicas. (AG)

Fonte: Valor Online

Data da Notícia: 12/09/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

509 Bandwidth Limit Exceeded

Bandwidth Limit Exceeded

The server is temporarily unable to service your request due to the site owner reaching his/her bandwidth limit. Please try again later.