ICMS desestimula novas usinas em Minas

Em função da área disponível, qualidade da terra, logística e localização, o nível de atração de novos negócios no setor sucroalcooleiro em Minas Gerais poderia ser maior. A afirmação é do diretor-técnico da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), principal pólo produtor – responsável por 60% da produção brasileira -, Antônio de Pádua Rodrigues.
De acordo com Rodrigues, o desestímulo é proveniente do desaquecimento do consumo de álcool em Minas, que segundo o diretor-técnico é causado pela alta alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que é de 25%, enquanto que nos demais estados varia de 12% (São Paulo) e 19%, na Bahia.
Segundo Rodrigues, é comum que o arrecadador, no caso o Estado, se prenda na idéia que ao diminuir o índice perderá receita. “Não há perda. É apenas uma questão de troca”, salientou. Ele disse que reduzindo o ICMS, o estado passa a atrair novos empreendimentos e a impulsionar o comércio na região que a empresa se instalará. “Com a vinda de uma usina sucroalcooleira, as vendas de equipamentos agrícolas são aquecidas, há geração de emprego, renda e elevação do consumo”, ressaltou.
Minas receberá investimentos da ordem de US$ 1,1 bilhão até 2010 para a construção de novas usinas de açúcar e álcool e expansão das indústrias já instaladas no Estado. Até lá, deverá ganhar mais oito novos empreendimentos, além de proporcionar a geração de 30 mil novos empregos.

Fonte: Diário do Comércio BH

Data da Notícia: 14/08/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet