EUA estudam cobrar imposto de bancos para recuperar dinheiro de contribuinte

Efe :WASHINGTON

O governo dos Estados Unidos estuda impor um imposto aos bancos para recuperar o dinheiro dos contribuintes utilizado para salvar às instituições financeiras, afirmou ontem a publicação The Wall Street Journal.

A versão, publicada também no The New York Times e atribuído a funcionários do governo, assinala que “a proposta está sob discussão e não foi ainda tomada uma decisão final sobre de que forma esse imposto seria cobrado”.

Espera-se que a proposta seja incluída no orçamento para o período fiscal 2011 que a administração de Barack Obama apresentará no mês que vem ao Congresso e “poderia mostrar-se como uma maneira de reduzir o enorme déficit fiscal”, indicou Wall Street Journal.

Em outubro de 2008, o governo americano lançou um programa de socorro aos bancos e instituições financeiras à beira do colapso, por causa das perdas geradas pelas especulações durante a década anterior.

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, e o secretário do Tesouro, Timothy Geithner indicaram que as medidas foram cruciais para impedir o colapso do sistema financeiro global.

No último ano, os bancos que começaram a se recuperar graças à ajuda governamental registraram um lucro similar ao período anterior à crise, e os bônus e compensações que pagarão a seus executivos se aproximam ou superam os distribuídos em 2007.

“A ira do público pelos bônus, que contrastam com o alto índice de desemprego, continua sendo forte e o Congresso buscou uma resposta que aplaque a fúria no lugar de acentuar”, apontou Wall Street Journal.

Alguns membros do Congresso sugeriram a adoção de impostos a uma ampla gama de transações financeiras como uma maneira dos contribuintes se beneficiarem do ressurgimento de Wall Street.

Por Estado de São Paulo

12/01/2010 00:00:00

MP Editora: Lançamentos

Continue lendo