Empresa quita débitos com crédito obtido por notas fiscais

Uma empresa gaúcha de médio porte do segmento de plásticos conseguiu quitar cerca de 75% dos seus débitos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com créditos obtidos por meio de notas fiscais de materiais de usos e consumos.

A sentença é de uma Vara da Fazenda de Porto Alegre, mas segundo o advogado da empresa, Jamil Abdo, do escritório Abdo Advogados, há grandes chances de vitória nos tribunais superiores. Segundo ele, como há o entendimento sobre o princípio da não-cumulatividade na cobrança do ICMS (que proíbe a dupla cobrança do imposto), o desconto deve ser mantido.

Atualmente os estados não permitem o desconto, respaldados por uma lei complementar que adia a compensação para 2011. A sentença, da semana passada, é importante e serve de precedente, segundo Abdo, porque possibilitou o desconto de créditos em 100% para compensar eventuais dívidas com relação ao imposto devido ou para outras formas de utilização. “Essa compensação é um direito do contribuinte e não pode ser vetada”, diz o advogado da empresa.

A empresa, localizada em Araricá (RS), optou por quitar 75% das suas dívidas com relação ao ICMS. “Neste caso, ela quis quitar imediatamente a dívida, mesmo antes que a discussão chegue nos tribunais superiores, já que a vitória é praticamente certa e ela precisa pagar essas dívidas rapidamente”, diz.

Os créditos do imposto foram destacados em notas fiscais de materiais de uso e consumo, como os de expediente, alimentação de funcionários, uniformes, ferramentas, peças, pneus e até combustíveis.

O direito a este crédito tinha sido regulamentado pela Lei Complementar n° 87 de 1996 (Lei Kandir), mas vinha sendo adiado por outras leis complementares desde então. A última, a Lei Complementar n° 122, de 2006, adiou o direito para o ano de 2011.

O juiz da Sexta Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, Cláudio Luís Martinewski, foi favorável ao mandado de segurança por entender que a Lei Complementar em vigor, que adia o desconto para 2011, fere o princípio da não-cumulatividade do ICMS.

Segundo Jamil Abdo “tudo o que se compra dá direito a crédito para abater com os débitos do que se vende”. Pode estar incluso, segundo ele, tudo o que faz parte do processo produtivo, como, por exemplo, gastos com telefonia, energia elétrica e funcionários.

Punições por creditar

Enquanto não há um pronunciamento dos tribunais superiores sobre a constitucionalidade das leis que adiaram o creditamento de ICMS, o Conselho de Contribuintes tem punido as empresas que compensam os créditos sem que tenham respaldo jurídico.

É o caso, por exemplo, dos Laboratórios Cannonne, julgado em julho pela Primeira Câmara do Conselho. Segundo as informações obtidas no site do Conselho, os conselheiros que compõem a Câmara negaram o recurso do contribuinte por unanimidade.

De acordo com a ementa da decisão, “a previsão legal para o aproveitamento do crédito do ICMS decorrente da aquisição de bens do ativo permanente, alheios à atividade fim do contribuinte, encontra-se previsto expressamente no artigo 33 da LC 87/96, que dispõe que o crédito do imposto neles incidentes poderia ser usufruído relativamente às mercadorias entradas no estabelecimento a partir de 1º de janeiro de 2007. Mas, atualmente, com a edição da Lei Complementar nº 122/06, só a partir de 1º de janeiro de 2011”.

No caso, participaram do julgamento os conselheiros José Augusto Di Giorgio, Vanderlei Guilherme Doring, Antonio Silva Duarte e Celso Guilherme Mac.

Essa mesma posição também tem sido tomada em casos semelhantes que se encontram em julgamento administrativo no Conselho de Contribuintes.

Direito adiado

A Lei Complementar n° 122, de dezembro do ano passado, alterou novamente o direito das empresas de descontar do ICMS baseado no princípio da não-cumulatividade. O princípio está disposto no artigo 155, parágrafo 2º da Constituição.

Mesmo com o dispositivo constitucional, a Lei Complementar n° 87, de 1996, adiou o aproveitamento de crédito de ICMS, nas operações de compra de materiais para uso e consumo, da data de sua edição até 1º de janeiro de 2000. A vedação foi mantida e prorrogada por diversas vezes até agora, adiada até 2011.

Adriana Aguiar

Fonte: DCI

Data da Notícia: 22/11/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet