É isenta de taxa de frete a mercadoria importada por porto nordestino e posteriormente redistribuída

Não incide Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) sobre mercadorias que desembarcam em portos das regiões Norte e Nordeste, ainda que as mercadorias importadas sejam, depois, redistribuídas para outras localidades do país. Com esse entendimento, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso da Fazenda Nacional, que pretendia ver reconhecido o direito de cobrança do adicional sobre mercadorias importadas pela Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), pelo Porto de Cabedelo, na Paraíba.

O AFRMM é uma taxa recolhida pela União na entrada do porto de descarga, cobrada de empresas de navegação que usam os portos brasileiros. Com o objetivo de incentivar o uso de portos situados nas regiões Norte e Nordeste, a Lei nº 9.423/97 estabeleceu que, por dez anos, não incidirá o adicional sobre as mercadorias cuja origem ou cujo destino seja algum porto localizado nessas regiões do País.

Antes de chegar ao STJ, a questão havia sido analisada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, que considerou “destino final” o desembarque da mercadoria (o Porto de Cabedelo), e não a localização do estabelecimento do destinatário, no caso, a cidade de Montes Claros (MG), onde está a sede da Coteminas.

Sob o mesmo argumento, a Fazenda Nacional recorreu ao STJ, mas sem sucesso. O relator do recurso, ministro Castro Meira, manteve a interpretação do TRF sobre o termo “destino final”. De acordo com o ministro, pouco importa se a sede e as filiais da empresa importadora estejam em lugares distintos. Ainda assim, o destino final é o local de desembarque, qual seja, o porto. O ministro Castro Meira também ressaltou que o poder público não pode criar novas situações ou exigências que não as previstas em lei. A decisão da Segunda Turma foi unânime.

Fonte: STJ

Data da Notícia: 26/09/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/