Comissão Rejeita Tributação na Importação Agrícola

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou o Projeto de Lei 3661/00, do deputado Adão Pretto (PT-RS), que estabelece tributação adicional na importação de produtos agrícolas beneficiados com subsídios no país de origem. Pelo texto, a tributação teria uma alíquota específica equivalente à diferença entre o preço médio do mercado doméstico e o valor CIF – preço dado à mercadoria no porto de destino, no qual estão incluídos, entre outros, o preço no porto de origem, do frete e do seguro internacional.

Tarifa compensatória

A proposta estabelece ainda que a imposição da tarifa compensatória dependerá de informação que os importadores deverão dar à Secretaria da Receita Federal sobre a existência ou não de subsídios. Caberá ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior conferir a veracidade da informação. A arrecadação da tarifa compensatória será destinada à subvenção ao crédito rural dos grupos A, B e C do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O relator da matéria, deputado Mussa Demes (PFL-PI), que apresentou parecer pela rejeição, lembra que a matéria incide sobre assunto negociado em acordo internacional. Como conseqüência do acordo, foi aprovada a Lei 9019/95, que regula a aplicação de direitos antidumping e dos direitos compensatórios. Sobre o mesmo assunto, O Executivo também baixou o Decreto 1751/95, que regulamentou as normas que disciplinam os procedimentos administrativos relativos à aplicação de medidas compensatórias.

GATT

Mussa Demes esclarece ainda que o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) prevê que nenhuma medida compensatória poderá ser fixada em valor superior à estimativa do subsídio aplicado. Por isso, segundo o relator, a aprovação do projeto implicaria em denúncia do GATT e do Acordo sobre Subsídios, com a conseqüente retirada do Brasil da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será apreciada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

Data da Notícia: 23/11/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet