Lula quer que reforma tributária feche conta

Tiago Pariz – Na apresentação da proposta de reforma tributária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu medidas que não engessem a capacidade do Estado.
O texto do CDES gira em torno de duas propostas: a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) federal e estadual, e a redução progressiva da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até que ela se torne permanente apenas como ?alíquota simbólica para controle fiscal?, segundo o texto apresentado nesta terça-feira (17).
O governo Federal reluta em mudanças profundas na estrutura da CPMF, principal fonte de receita do Tesouro. A contribuição arrecadou quase R$ 33 bilhões em 2006. ?A reforma tributária vai sair. Eu só temo que as discussões da reforma tributária também sejam sempre assim, porque nós precisamos melhorar a saúde, a educação, desonerar isso, aquilo, mandar servidor embora, enxugar o estado e baixar os impostos. O meu medo é que nem sempre a conta fecha. Isso é como o balanço de uma empresa?, disse Lula.
O presidente defendeu que dê fôlego primeiro para as questões essenciais. ?É preciso que o Estado brasileiro demarque na reforma tributária as coisas que são essenciais, as coisas que são quase prioritárias, porque não é uma questão apenas nacional, municipal ou estadual, é uma coisa delicada entre os três níveis?, afirmou Lula.
No texto do Conselho, aparecem ainda a desoneração da folha de pagamento com a Contribuição Patronal para a Seguridade Social, o combate à informalidade e a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). Há ainda propostas para desonerar investimentos e os itens da cesta básica, medicamentos e outros serviços considerados essenciais.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, reafirmou que o governo pretende enviar ao Congresso a proposta de reforma tributária até o começo de setembro. A prorrogação da CPMF até 2011 já consta de uma emenda constitucional em tramitação na Câmara. A vigência da contribuição provisória termina em 31 de dezembro.

Fonte: G1.Globo

Data da Notícia: 18/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet