IRPJ e CSLL podem ser unificados

Além de defender um modelo de reforma tributária, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, admitiu a possibilidade de o governo unificar num único tributo a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) com o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

A medida seria independente da proposta de reforma tributária, que vai abarcar só os tributos indiretos sobre bens e serviços (PIS, Cofins, IPI, Cide/combustíveis e ICMS).

Appy também admitiu a possibilidade de partilha das contribuições sociais com estados e municípios, como a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), mas sem aumento do montante a ser repassado, num primeiro momento.

“Existe a disposição do governo de ampliar a base de partilha dos tributos com os estados e municípios, mas não do montante das transferências.”

Appy lembrou que os estados e municípios sempre reclamaram que o governo aumenta tributos e alíquotas do que não é compartilhado, e quando reduz a carga tributária é sobre a arrecadação que é dividida. “Com essa medida, acabaria essa discussão. Não temos necessidade de aumentar a carga. Estamos num novo momento, de desoneração.”

Hoje, a União repassa para outras esferas 47% da arrecadação do IR e do IPI por meio de fundos como o de Participação dos Estados (FPE). (AE)

Fonte: Diário do Comércio

Data da Notícia: 13/04/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A