STJ garante aplicação de taxa progressiva de juros no cálculo do FGTS

O ministro da Primeira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) José Delgado acolheu recurso do aposentado Alziro Turolle contra decisão do TRF 3ª Região (São Paulo). Alziro e outros aposentados optantes do FGTS movem ação contra a Caixa Econômica Federal e querem a aplicação de taxa progressiva de juros no cálculo dos rendimentos das contas vinculadas. Segundo o ministro, os autores da ação têm direito à inclusão da taxa de juros instituída pela Lei 5.107/66 em seus depósitos de FGTS.

Ao julgar a ação, o TRF 3ª Região reconheceu a existência das contas vinculadas ao FGTS no período em que os aposentados pedem correção dos saldos. O tribunal também esclareceu ser de 30 anos o prazo para o trabalhador cobrar possíveis diferenças relativas aos depósitos fundiários que integram seu patrimônio e, sendo assim, a prescrição não se aplica ao caso. No entanto, o TRF concluiu que os aposentados não têm direito à correção de seus saldos.

Para o TRF, a alegação de que não houve aplicação da taxa de juros progressivos na vigência da Lei 5.107/66 não pode ser simplesmente considerada, “posto que emanada de empresa pública federal”. Como tal, a Caixa é integrante da Administração Pública direta, o que a torna sujeita aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, elencados no artigo 37 da Constituição Federal”.

Por outro lado, caberia aos fundistas a demonstração da adoção de procedimento diverso pela Caixa. De acordo com o TRF, incumbe aos autores da ação a comprovação de que não houve cômputo da taxa de juros progressivos e esta prova seria inexistente. Dessa forma, a ação foi julgada improcedente.

Diante da decisão, os aposentados recorreram ao STJ. O relator do processo, ministro José Delgado esclareceu que o Tribunal já firmou entendimento no sentido da inclusão da taxa de juros prevista na Lei 5.107/66, por se ter optado por tal regime, com data retroativa, na forma permitida pela Lei 5.958/73. A jurisprudência sobre o assunto, segundo o relator, está consolidada tanto no STJ como no Supremo Tribunal Federal.

José Delgado afirmou que as decisões jurisprudenciais constituídas merecem receber apoio porque a taxa progressiva de juros foi instituída pelo artigo 4º, da Lei 5.107/66. Em sua redação original, a norma dispunha que a capitalização de juros dos depósitos deveriam ser feitos conforme a seguinte progressão: 3% durante os dois primeiros anos de permanência na empresa; 4% do terceiro ao quinto ano; 5% do sexto ao 10º ano; 6% do 11º em diante.

A seguir, passou a ter eficácia a Lei 5.705, de 21/09/1971. Foi introduzida a taxa fixa de 3% ao ano, com ressalva para o direito daqueles que houvessem optado anteriormente. De acordo com o artigo 2º, a capitalização dos juros dos depósitos continuaria a ser feita na progressão estabelecida pela Lei 5.107/66.

Em 1973, entrou em vigor a Lei 5.958, a qual dispôs em seu artigo 1º que os atuais empregados, não optantes do regime instituído pela Lei 5.107/66, é assegurado o direito de fazê-lo com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 1967 ou à data da admissão no emprego se posterior àquela, desde que haja concordância por parte do empregador.

Ao acolher recurso dos aposentados, o ministro José Delgado concluiu que, de acordo com os dispositivos legais, os empregados que fizeram a opção com efeitos retroativos a 1º/01/1967 tiveram assegurada a inclusão da taxa de juros instituída pela Lei 5.107/66 em seus depósitos.

Fonte: STJ

Data da Notícia: 17/03/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet