Juiz inova em ação de emissão de CND

Uma empresa do setor elétrico paulista conseguiu uma decisão na 19ª Vara Federal contra o fisco, que, caso seja descumprida, o Ministério Público Federal deverá ser oficiado para apuração dos crimes de prevaricação, desobediência e ocorrência de ato de improbidade administrativa, além de representação ao superior hierárquico da Receita Federal por resistência injustificada ao andamento de documento e processo e à Advocacia-Geral da União (AGU) para ajuizamento de uma ação civil de reparação de danos a terceiros. O mandado de segurança obriga a Receita a emitir uma certidão negativa de débito (CND) ou positiva com efeito de negativa para um leilão do qual a companhia pretende participar.

Originalmente, a ação era apenas mais uma em que uma empresa procurava o Judiciário para obter uma CND presa em algum obstáculo da burocracia. Mas a decisão inova ao exigir uma resposta da Receita em cinco dias – com emissão da CND em 24 horas após o prazo – em vez de esperar uma resposta do fisco, o que tem levado meses nos mandados de segurança usuais.

Para a advogada Maria Catarina Rodrigues, do Emerenciano, Baggio e Associados Advogados, que defendeu a empresa, a decisão do juiz – que foi além do que tinha pedido a banca – se deveu ao acúmulo de mandados de segurança pedidos para exigir CNDs. “A própria Receita orienta a quem tem pressa que procure o Judiciário para entrar com mandado”, diz.

A demora na obtenção das certidões se tornou mais crítica a partir de 2003, quando a Receita passou a cruzar as informações eletrônicas de débitos e dos pagamentos. Muitas empresas foram impedidas de obter o documento por diferenças entre os valores, mesmo que o recolhido tenha sido superior. Por isso, foi criado o “envelopamento”- esclarecimento de débitos, cujos documentos são colocados em um envelope, para emissão de uma certidão provisória.

Fonte: Valor Econômico

Data da Notícia: 09/10/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet