Empresa pode aproveitar crédito-prêmio, decide STJ

A empresa Maxiforja S/A – Forjaria e Metalurgia pode aproveitar o crédito-prêmio do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para as exportações feitas a partir de 25 de fevereiro de 2004. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça, que negou o pedido de reconsideração da Fazenda Nacional para suspender a tutela antecipada.

A Maxiforja ajuizou ação contra a União, pretendendo obter o direito de usar o crédito-prêmio de IPI referente às exportações feitas desde julho de 1998, bem como dos valores decorrentes das exportações realizadas após o deferimento da liminar pleiteada.

O pedido foi negado pelo juiz da 7ª Vara Federal do Distrito Federal. “Não existe o fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação se a pretendida compensação não for efetuada logo”, registrou o juiz. “Além disso, embora sejam diferentes os pressupostos, a compensação de créditos tributários não pode ser deferida por medida liminar”, acrescentou.

A empresa protestou. Ao julgar o Agravo de Instrumento, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acolheu em parte o pedido e autorizou que a Maxiforja aproveite o crédito-prêmio de IPI apenas para as exportações realizadas a partir de 25 de fevereiro de 2004, data em que a medida foi deferida.

A Fazenda Nacional recorreu ao STJ e teve seu pedido negado. “Como bem explicitado pelo desembargador relator da decisão atacada, ‘não se trata de valor pagão indevidamente ou de compensação’, o que seria vedado em sede de antecipação de tutela, mas, simplesmente, de permitir que a empresa se utilize do crédito-prêmio do IPI, evitando, assim, que, no futuro, tenha que lançar mão de ação de repetição de indébito para ver reconhecido direito de utilização do benefício do crédito-prêmio de IPI”, afirmou o presidente do STJ.

Segundo o ministro, há, inclusive, precedentes do STJ reconhecendo o direito à utilização do crédito-prêmio de IPI. “Afastado, assim, eventual risco de lesão à ordem e à economia públicas, e não havendo elementos de convicção, também, quanto à lesão aos demais bens jurídicos protegidos pela norma de regência, indefiro o pedido de suspensão da decisão liminar proferida nos autos do agravo de instrumento nº 2004.01.00.003159-3/DF”, finalizou Edson Vidigal.

Fonte: Revista Consultor Jurídico

Data da Notícia: 23/06/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet