Adiado julgamento de ADI sobre inclusão dos serviços notariais no rol de tributação do ISS.

Em razão do pedido vista do ministro Joaquim Barbosa, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3089, pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), foi adiado. A ADI foi ajuizada, com pedido de liminar, pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) contra norma que dispõe sobre o Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS), de competência dos municípios e do Distrito Federal. Os dispositivos questionados incluem os serviços notariais e de registro no rol dos serviços tributados pelo ISS.

A associação questiona, na ADI, os itens 21 e 21.1 de uma lista anexa à Lei Complementar nº 116/03 (lei que dispõe sobre o ISS). A Anoreg sustenta que a inclusão dos serviços notariais e de registro na incidência do ISS fere o artigo 236 da Constituição Federal, segundo o qual os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público. O argumento da entidade é que esses serviços são públicos, derivados de delegações da atividade estatal, e a cobrança de valores para a sua prestação teria a natureza jurídica de taxa, estabelecida pelo Estado Federado.

A Anoreg também cita, em seu favor, o princípio da imunidade recíproca (artigo 150, VI, a, da CF) para concluir que serviços e atividades públicas em geral não podem ser objeto de impostos.

O relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto, julgou procedente a ação direta com base na natureza jurídica dos serviços cartoriais e de registro. “Numa frase, então, os serviços notariais e de registro são típicas atividades estatais, embora eu entenda que não propriamente serviços públicos categorizam-se como função pública. Nem por ser de exclusivo senhorio estatal passam a se confundir com serviço público”, analisou, resumindo que este tipo de serviço é uma “atividade pública prestada em caráter privado”.

Segundo Ayres Britto, o Supremo tem entendido que o serviço notarial e de registro é uma atividade estatal, porém, da modalidade serviço público. “Também faz parte da jurisprudência do Supremo o firme entendimento de que, sobre não pressupor o desempenho de atividade econômica às custas dos serviços forenses e os emolumentos das atividades notariais e de registro, têm caráter tributário. São verdadeiras taxas e não tarifas, ou pressupostos públicos, remuneratória de atividade estatal do tipo vinculado atinentemente ao contribuinte que se dirige aos cartórios”.

Para ele, isto já significa excluir a incidência do ISS, uma vez que a natureza desse tributo só poderia ter por fato gerador uma situação desvinculada de qualquer atividade estatal voltada para o contribuinte, salvo se a própria Constituição admite, explicitamente, o contrário. Assim, o relator votou pela procedência do pedido e destacou que os serviços notariais e de registro escapam à incidência do Imposto sobre Serviços de qualquer natureza.

O ministro Sepúlveda Pertence antecipou o voto, julgando improcedente a ação. “Se vamos levar essas definições para outros efeitos às últimas conseqüências, a renda do cartório é uma renda tributária, então como incidir um imposto de renda sobre uma renda tributária?”, indagou Pertence. De acordo com ele, o serviço notarial e de registro “é atividade estatal delegada tal como exploração de serviços públicos essenciais, mas enquanto atividade privada, é um serviço sobre o qual nada impede a incidência sobre do ISS”.

Fonte: OSAITI

Data da Notícia: 22/09/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet