Estados já emitiram mais de 840 mil notas fiscais eletrônicas

Desenvolvido para melhorar o ambiente de negócios no país, reduzir os custos das empresas e melhorar o combate a sonegação, o projeto da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já está funcionando em algumas empresas nos Estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, onde foram emitidas mais de 840 mil notas fiscais mediante assinatura digital, no valor total de R$ 6,5 bilhões.

A expectativa é que até outubro de 2007 outros seis Estados (Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Sergipe) estejam aptos a participar do projeto, que visa substituir a atual sistemática de emissão de documento fiscal em papel pelo eletrônico com validade jurídica garantida por assinatura digital.

O objetivo é reduzir custos das empresas na aquisição de papel e armazenagem, além de simplificar o cumprimento das obrigações acessórias pelos contribuintes. O processo permitirá ainda diminuir o tempo de parada de caminhões em postos fiscais de fronteira, eliminar digitação de notas fiscais no trânsito e na recepção de mercadorias e melhorar o controle fiscal pelas administrações tributárias.

A emissão de nota fiscal por meio dessa tecnologia por enquanto não é obrigatória. No entanto, Protocolo do ICMS assinado na última sexta-feira (06/07) por 21 secretarias de Fazenda estaduais prevê que, a partir de 1º de abril de 2008, fabricantes e distribuidores de cigarros, além de produtores, formuladores, distribuidores e importadores de combustíveis, deverão obrigatoriamente emitir NF-e em todas as operações.

Essa exigência deverá estender-se em breve a outros setores da economia juntamente com a obrigatoriedade de elaborar a escrituração fiscal e contábil em meio digital com transmissão ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Fonte: SRF

Data da Notícia: 12/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet