Dispositivos de lei paranaense que criou o Programa de Incentivo à Cultura são inconstitucionais

Dois dispositivos (artigos 4º e 6º) da Lei do estado do Paraná 13.133/01, que criou o Programa de Incentivo à Cultura, foram julgados inconstitucionais pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). O autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 2529), governador do Paraná à época, Jaime Lerner, alegava contrariedade ao artigo 167, inciso IV, da Constituição Federal, que veda a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, e o artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal ao propor renúncia de receita de ICMS, sem cumprir diversos requisitos.

Segundo a ação, os artigos foram contestados por preverem a criação de Incentivo Fiscal – Mecenato e o Fundo Estadual da Cultura, estabelecendo o percentual mínimo de 0,5 % da receita proveniente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o primeiro e a destinação de recursos como transferências correntes, no valor de até 1,5 % do ICMS e outras fontes do orçamento do Estado para o segundo.

Voto

O relator da matéria, ministro Gilmar Mendes, citou o parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) que opinou pela procedência da ação. Segundo a PGR, embora não seja absoluta, a regra geral do inciso IV, do artigo 167, da Constituição, estabelece a proibição da vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, “há que se perceber que as únicas exceções constitucionalmente admitidas são as expressamente fixadas no corpo do próprio inciso IV, do artigo 167 da CF”.

“Assim, a vinculação de receita de imposto só será permitida: a) nos casos de repartição do produto da arrecadação, nos termos previstos nos artigos 158 e 159, da CF; b) nas hipóteses de destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde; (c) para manutenção e desenvolvimento do ensino e, finalmente, (d) para a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita”, explicou o procurador-geral, Antonio Fernando Souza.

Ele verificou que, no caso, a vinculação prevista pelo legislador estadual não se enquadra em nenhum dessas hipóteses estabelecidas na Constituição. Por essa razão, entendeu que deve ser reconhecida a inconstitucionalidade do artigo 4º, da Lei 13.113/01. Mendes lembrou precedentes da Corte nesse sentido: ADIs 103, 1848 e 1750.

O ministro Gilmar Mendes destacou que, conforme manifestação da PGR, o artigo 6º da norma apresenta vício de inconstitucionalidade material, devido à violação ao artigo 155, parágrafo 2º, inciso XII, alínea “g”, da Constituição Federal (CF). Segundo este dispositivo, “cabe à lei complementar regular a forma como, mediante deliberação dos estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais, referentes ao ICMS, serão concedidos e revogados”.

O ministro revelou que a lei complementar a que se refere o dispositivo constitucional é aquela que disciplinará os mecanismos jurídicos para a celebração dos convênios entre os estados e o Distrito Federal. “Importante destacar que tamanha a relevância dos convênios, que somente havendo a sua ratificação por todos os estados e do Distrito Federal é que a isenção ou benefício se implementa”, disse Mendes. De acordo com ele, se apenas um estado não acordar com os termos do convênio, a isenção ou o benefício concedido serão ilegítimos, sendo essa também a orientação predominante no STF: ADIs 2349, 286, 1587, 1999.

Dessa forma, o ministro Gilmar Mendes acatou o parecer da PGR e, por isso, votou pela procedência da ação para declarar a inconstitucionalidade dos artigos 4º e 6º da norma paranaense. O Plenário do STF acompanhou, por unanimidade, o voto do relator.

Fonte: STF

Data da Notícia: 15/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A