Simples Nacional é diferença entre falir e continuar no mercado

PanoramaBrasil

BRASÍLIA – “Não quero fechar, não quero que vá tudo por água abaixo, meu Deus!” O desabafo emocionado é do empresário Antônio Benedito Beltrame, dono de uma pequena indústria de tintas do Rio Grande do Norte, Com o negócio em dificuldades, acumulando dívidas tributárias e prestes a fechar as portas, Antônio vislumbra uma salvação: a adesão da empresa ao Simples Nacional, que entra em vigor dia 1° de julho próximo.

“É a diferença entre falir e manter a empresa no mercado e ainda com chances de crescer”, garante. Se depender dele, adianta, sua empresa será uma das primeiras a entrar no Simples Nacional – o novo sistema de tributação das micro e pequenas empresas que substituirá o Simples Federal e valerá para estados, municípios e Distrito Federal.

Ele engloba oito tributos, sendo seis federais (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, Pis/Pasep, INSS patronal) mais o ICMS cobrado pelos estados e o ISS cobrado pelos municípios. Foi criado pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, sancionada em dezembro passado, por sua vez baseada em proposta do Sebrae elaborada a partir de sugestões desse segmento empresarial e especialistas.

Beltrane reforçou essa esperança no Simples Nacional depois de simular a tributação que sua empresa terá no novo sistema. O simulador de tributação é do Sebrae no Rio Grande do Norte e é operado por técnicos locais e contabilistas. Pelas contas, “feitas por cima”, o empresário disse que pagará cerca de 30% menos da tributação paga atualmente, pelo lucro presumido. E já tem planos para os recursos que economizará pagando menos tributos: colocar a empresa em dia com o Fisco e, depois, investir no crescimento do negócio.

“Com esse fôlego espero acertar minha vida com o Fisco e poder trabalhar tranqüilo, pois a melhor coisa para o empresário é trabalhar direito, com a empresa sanada”, explica.

Beltrane é dono da Beltex Indústria, Comércio e Representações de Produtos Químicos Ltda., onde investiu suas economias e o sonho de ter um negócio próprio. Natural de São Paulo, ele conta que abriu a empresa, no Rio Grande do Norte, em 2000, após sair de uma multinacional da área de produtos químicos onde trabalhava. Utilizou os cerca de R$ 160 mil da indenização para montar a empresa que incluía representação de produtos da multinacional.

Os negócios iam bem, e ele chegou até a ter três empregados. Os problemas vieram a partir de 2006, depois que deixou a representação e por não conseguir arcar “com a alta tributação”. Daí em diante a empresa foi sendo reduzida. Em 2007, “foi tudo ladeira abaixo”, teve que demitir empregados, o que lamenta até hoje, especialmente no caso de dois deles. “Eram dois irmãos bem jovens, que precisavam do emprego, e tive que demitir. Isso é dolorido e frustrante”, lembra.

A luta do empresário, agora, é para não fechar o empreendimento, ver ruir o sonho, perder os recursos investidos e ainda ficar com dívidas. O pior, lembra, é que enquanto a empresa estiver aberta as dívidas com tributos vão se acumulando. Ele esperava melhorar em janeiro, quando o Simples Nacional deveria vigorar, segundo o projeto original da Lei Geral. Mas, com negociações para sua aprovação no Congresso Nacional, a vigência se dará a partir de 1° de julho. Está se equilibrando como pode e não vê a hora de poder incluir sua empresa nesse regime.

Para Antônio Benedito Beltrane, a entrada de sua empresa no Simples Nacional ganha significado maior levando-se em conta os benefícios gerais que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa representa para esses empreendimentos. “Essa Lei cria todo um ambiente favorável para os negócios. Todos vão poder crescer, o Brasil vai crescer, e eu também quero estar participando desse crescimento”, conclui.

(com Agência Sebrae)

Fonte: DCI

Data da Notícia: 11/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A