Governo propõe ‘trégua fiscal’ para manter veto à Emenda 3

Em contrapartida, Congresso não derrubaria medida, diz Paulinho, da Força Sindical


O deputado federal (PDT/SP) e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, informou ontem que o Ministério da Fazenda negocia um acordo com o Congresso para adiar a votação do veto presidencial à Emenda 3. Em contrapartida, a Receita Federal tiraria “o pé do acelerador” nas fiscalizações de empresas prestadoras de serviços. Esse entendimento, segundo Paulinho, prevalecerá até que governo, trabalhadores, empresários e parlamentares fechem um acordo sobre o projeto de lei alternativo que substituirá a polêmica Emenda 3. A decisão, que beneficia as empresas, foi acertada entre dirigentes das centrais sindicais, parlamentares e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Preocupada com as implicações legais do anúncio, já que o Fisco tem a obrigação de fiscalizar, a assessoria de Mantega tentou suavizar as declarações de Paulinho: o compromisso é apenas o de não realizar operações especiais. No entanto, segundo fontes, o ministro disse que havia negociado uma “trégua” na fiscalização e essa era uma decisão política.

As declarações de Paulinho causaram preocupação na Receita, que, no início da noite divulgou nota oficial afirmando que o lançamento de tributos, inclusive quando decorrente de fiscalização, é atividade obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional. “O único procedimento cabível, e já adotado pela Administração Tributária Federal em relação às prestadoras de serviços, é o de suspender, temporariamente, a realização de novos lançamentos”, diz a nota.

Vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Emenda 3 era um dispositivo, incluído na lei que cria a Super-Receita, que proibia os fiscais de multar e até desconstituir as empresas, se entendessem que o contrato de prestação de serviços disfarçava uma relação de emprego. Pela Emenda 3, só a Justiça do Trabalho pode interferir nesses contratos.

“O ministro (Mantega) vai pedir que nesse período o Renan Calheiros (presidente do Congresso) não ponha o veto em votação e como um gesto de boa vontade a Receita vai tirar o pé do acelerador de multar as pessoas jurídicas para tentar chegar num acordo”, informou Paulinho. Segundo ele, o secretário da Receita, Jorge Rachid, que participou da reunião, aceitou o acordo.

“Quem manda é ministro. Ele falou para tirar o pé do acelerador. Rachid balançou a cabeça e ficou calado.” Segundo Paulinho, Mantega se comprometeu a formar dois grupos para negociar. O primeiro com representantes de trabalhadores e dos ministérios da Fazenda, Previdência e Trabalho. O outro, com representantes dos ministérios e empresários.

Fonte: Estado de S. Paulo

Data da Notícia: 04/04/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet