Obrigações acessórias chegam a 30

Contribuinte tem dificuldade de cumprir prazos e multa pode chegar a R$ 5 mil por mês. As empresas brasileiras têm de entregar mensalmente cerca de 30 obrigações acessórias à Receita Federal e a estimativa é que elas tenham que preencher entre 200 e 300 Darfs por mês. A complexidade de normas tributárias e as mudanças freqüentes na legislação levam muitos contribuintes a preencher as guias de maneira errada. O resultado é um grande número de autuações. A estimativa é que cerca de 70 mil empresas são autuadas por ano por erro nas informações enviadas à Receita. O preenchimento errado pode levar a empresa a não conseguir, por exemplo, a emissão da Certidão Negativa de Débitos (CND) -documento necessário para participar de licitações ou fazer empréstimo bancário.

O fato é que o número de obrigações tributárias acessórias vem crescendo nos três níveis da federação -União, estados e municípios. Por conta deste aumento, os empresários enfrentam dificuldades em cumprir prazos, já que não têm tempo para se adaptarem às obrigações e à legislação tributária que sofrem alterações constantes.

E caso o contribuinte entregue as declarações com atraso ou incorra em erro no preenchimento ficará sujeito a pesadas multas, que podem chegar a R$ 5 mil por mês, dependendo da declaração. “Essa burocracia, aliada à elevada carga tributária, é responsável pelo desinteresse dos empreendedores na busca de novos investimentos no País”, declara consultora do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), Terezinha Massambani.

“As empresas querem atender à legislação, mas é difícil por conta da burocracia”, afirma o presidente da DOCS Inteligência Fiscal, Fábio Ribeiro. A estima dele é que funcionários que trabalham para cuidar da parte fiscal e tributária representem cerca de 30% da folha de pagamento das grandes empresas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), do total de normas editadas entre outubro de 1988 até o mesmo período de 2004, 6,63% se referem à matéria tributária. Ainda segundo a pesquisa, nesses 16 anos, foram editadas cerca de 3,3 milhões de normas, sendo que cerca de 220 mil se referiam à área de tributos, envolvendo todas as esferas -municipais, estaduais e federal.

O objetivo do Fisco é coibir a sonegação fiscal. As informações passadas pelas empresas são usada para cruzar dados e verificar se os contribuintes estão pagando ou sonegando os tributos federais. E acompanhar as mudanças é o principal desafio de profissionais que atuam nessa área, que reclamam também da maneira como as normas são redigidas. “Há mudanças na legislação a todo momento. Não dá tempo para a jurisprudência se consolidar. Além disso, há muitas contradições dentro da própria legislação”, afirmou Waldir Luiz Braga, do Braga & Marafon, em entrevista a esse jornal. “Essas mudanças constantes são o que mais frustram o investidor estrangeiro, causando instabilidade e falta de segurança jurídica”, comentou Silvania Conceição Tognetti, do Barbosa, Müssnich & Aragão.

Fonte: Gazeta Mercantil

Data da Notícia: 29/09/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A