Justiça reduz impacto dos novos PIS e Cofins

Algumas empresas têm conseguido na Justiça liminares para não recolherem as alíquotas da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Programa de Integração Social (PIS ) sobre importados. Há algumas decisões que não dispensam o pagamento, mas permitem que o percentual final a ser recolhido seja menor do que o estipulado pela Lei nº 10.865/04, que criou a cobrança.

As decisões são provisórias e podem ser cassadas, porém muitas empresas têm preferido arcar com o custos de uma ação judicial e o risco de perder lá na frente, na tentativa de derrubar a cobrança. A maioria das companhias que tem recorrido ao Judiciário estão na sistemática da cumulatividade, que não gera o direito a créditos e a conseqüente redução da carga tributária. O impacto das contribuições nas importações efetuadas por essas empresas é bem mais alto, do aquelas que estão na não-cumulatividade (lucro real) e podem aproveitar créditos e baixar os custos da importação.

Umas das primeiras liminares foi concedida para a 4 Music Comércio, Importação e Exportação – empresa que está na cumulatividade – pela Justiça Federal de Florianópolis (SC) que liberou a empresa de pagar as contribuições sobre os instrumentos musicais importados. O advogado que defende a empresa, Leandro Schappo, do escritório que leva o seu nome, questiona seis pontos da legislação na ação, mas o juiz aceitou apenas dois. Um deles trata da forma de cálculo das contribuições na importação que incluem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e as próprias contribuições. O advogado alega que o ICMS não poderia estar incluído no cálculo, assim como as contribuições. Pelo artigo 149 da Constituição Federal, a base de cálculo é apenas o valor aduaneiro (valor do bem). O que significa que, ao importar, o contribuinte tem de aplicar unicamente as alíquotas das contribuições sobre o valor da transação, e nada além disso. Na prática, a medida representa uma economia significativa para a empresa. Segundo Schappo, ao seguir o cálculo previsto na lei, a empresa arcará com uma alíquota efetiva de 13,41%. Se recolher apenas o valor aduaneiro, haverá uma redução final da carga tributária de 31,05%.

Decisões são provisórias e podem ser cassadas

Outro argumento aceito pela Justiça é o da necessidade de edição de lei complementar para estipular a cobrança sobre os importados. O argumento é que incidindo sobre um novo fato gerador (bens importados), as contribuições são na verdade um novo tributo, devendo assim ser introduzidas por lei complementar, e não por lei ordinária, como ocorreu. Outra empresa defendida pelo advogado, a Shimdt Pedras Brasileiras, obteve liminar que também suspende o recolhimento da contribuição. A medida é da 6ª Vara de Florianópolis e atendeu em parte o pedido da da empresa que queria a isenção das contribuições.

A Justiça Federal em Ribeirão Preto também concedeu liminar para uma importadora, porém apenas excluiu da base de cálculo o ICMS e as contribuições. Segundo Gilberto Luiz do Amaral, do escritório Amaral e Advogados Associados, a empresa pleiteava a isenção ou redução do percentual de 9,25% para 3,65%, que é a alíquota recolhida internamente pelas empresas na cumulatividade. O que se alega é que o princípio da igualdade não seria respeitado, uma vez que as empresas da não-cumulatividade tem uma carga menor em função do aproveitamento de créditos. O escritório Marcondes Advogados Associados conseguiu para uma empresa de Foz do Iguaçu liminar que autoriza apenas a presença do valor aduaneiro na base de cálculo. Segundo o advogado tributarista do escritório, Régis Pallatto Trigo, a empresa pediu o afastamento da tributação sobre os importados, mas o juiz excluiu apenas o ICMS e as próprias contribuições da base de cálculo. Ele defende que as contribuições sobre a importação deveriam ser criadas por lei complementar e que a medida fere tratados de livre comércio. “Para outros países essa cobrança significa uma barreira comercial”, afirma.

Fonte: Valor Econômico

Data da Notícia: 22/06/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet