Um imposto que zela pela produtividade

Existente desde 1891, o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) leva em consideração o tamanho e a produtividade da terra

Diamantino: tributo não pode ter o poder de confiscar um imóvel

Divulgação

O proprietário de terra brasileiro tem pelo menos dois motivos para se preocupar com o bom uso do solo. Além de correr o risco de ser alvo da reforma agrária e ter sua propriedade tomada pelo governo, pode ser obrigado a pagar alíquotas altíssimas do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), que tem como base o tamanho e a produtividade da terra.

Existente desde a Constituição de 1891, o ITR já foi de competência dos municípios, dos estados e, desde a entrada em vigor do Estatuto da Terra (Lei nº 4504/64), é da União Federal. “A atribuição do imposto para a esfera do governo federal deu-se em virtude da função extrafiscal que possui, pois é papel da União disciplinar o uso adequado do solo rural”, explica a advogada Vanessa Clímaco, do Olimpio de Azevedo Advogados.

A função extrafiscal vem da natureza do imposto, explica Eduardo Diamantino, do Diamantino Advogados Associados, já que seu objetivo é tributar muito terras improdutivas para estimular o uso adequado do solo. Grandes latifundiários com terras improdutivas podem pagar até 20% de imposto sobre o valor do imóvel por ano.

“Essa é uma das brigas existentes relacionadas ao ITR. Esta alíquota altíssima é absurda. Em cinco anos, o proprietário pode ter que pagar o valor total de seu imóvel. Questionamos até que ponto ele pode subir sem que vire um imposto de natureza confiscatória. O tributo não pode ser alto o suficiente para confiscar um imóvel em alguns anos”, opina Diamantino.

Segundo Guilherme Cezaroti, membro do conselho consultivo da Associação Paulista de Estudos Tributários (Apet), se a propriedade for produtiva, é mais compensador para o proprietário pagar ITR do que IPTU, já que a alíquota do ITR pode ser de apenas 0,03%, dependendo do tamanho do imóvel rural e de sua produtividade.

Na prática, o Fisco nunca viu o ITR com fins meramente arrecadatórios. Uma das razões para isso é a dificuldade para fiscalizar todas as propriedades rurais do País. Além disso, do valor total arrecadado, 50% vai para os cofres das prefeituras. Em 2003, a arrecadação foi de R$ 291 milhões.

A Reforma Tributária trouxe a expectativa de mudança nesse cenário, ao prever que a responsabilidade pela fiscalização passe para os municípios – que, então, receberiam 100% do valor arrecadado. “Como as prefeituras têm maior proximidade com os imóveis, as terras poderiam ser fiscalizadas com mais rigor, a evasão reduziria e a função extrafiscal seria mais bem conduzida”, diz Vanessa.

Entretanto, para que a alteração constitucional promovida com a reforma seja válida, e a fiscalização vá para as mãos dos municípios, é preciso que a Lei Ordinária nº 9.393/96, que regula o tributo, também seja modificada. “Como a norma ainda não foi alterada, a responsabilidade ainda é da União”, afirma Diamantino.

Fonte: Diário do Comércio

Data da Notícia: 08/09/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet