Golden Cross insiste ser entidade de assistência para se isentar de pagar ISS

Está nas mãos do ministro Francisco Falcão, da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça, o processo em que a Golden Cross Assistência Internacional de Saúde insiste para ser reconhecida como entidade de assistência social, com direito à isenção do Imposto sobre Serviços (ISS). Após a Primeira Turma não conhecer do recurso especial, a empresa entrou com embargos de declaração, alegando dúvida, omissão e/ou contradição na decisão que havia negado tal reconhecimento. Único a votar até agora, o ministro José Delgado rejeitou os embargos, considerando inconsistentes as alegações da empresa.

Segundo o processo, a Golden Cross ajuizou ação ordinária contra o município do Rio de Janeiro, pretendendo a declaração de inexistência de relação jurídica entre eles, pois seria instituição beneficente, filantrópica, educativa e de assistência social, motivo pelo qual estaria abarcada pela imunidade tributária. Segundo alegou, não deve incidir Imposto Sobre Serviços (ISS) em contratos de seguro-saúde, devendo, portanto, ser cancelados os autos de infração contra a empresa.

Em sua defesa, o município alegou que, conforme perícia realizada na empresa e declaração do próprio diretor-presidente, as despesas com bolsas de estudos conferidas a funcionários da própria empresa e seus parentes e despesas com vale-refeição são alocadas na conta “despesas com filantropia”. Em primeira instância, o pedido foi julgado improcedente. A empresa apelou, mas o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a sentença. “A Golden Cross, como empresa comercial que é, está sujeita ao pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS), pois a assistência social que pratica não tem predominância na sua atividade, ao contrário, é ínfima em relação ao volume dos seus negócios”, afirmou o acórdão. “Conclui-se que a atividade desenvolvida pela apelante não é típica e comprovadamente filantrópica, na área social, educacional e médico-hospitalar”, acrescentou.

Embargos também foram rejeitados pelo TJRJ, em duas ocasiões. “Se a autora alega que é uma entidade filantrópica que presta assistência social, cumpre-lhe fazer prova efetiva de que atende aos requisitos dos arts. 9º e 14 do CTN e 150 e 203 da CF”, considerou. “O juiz não está adstrito ao laudo pericial. As provas trazidas ao processo são suficientes para demonstrar que a empresa não se enquadra naqueles conceitos. Desnecessária a renovação da perícia”, concluiu.

No recurso especial para o STJ, a empresa protestou, insistindo na isenção tributária. Ela sustentou celebrar contratos de seguro-saúde que não têm a tipicidade de prestação de serviços, a qual cabe exclusivamente ao prestador, seja médico, hospital ou laboratório. Ao julgar, a Primeira Turma não conheceu do recurso. “Entendo que, em conformidade com as razões do município recorrido, não há condições de ser provido o presente recurso especial”, afirmou o ministro José Delgado, na ocasião.

“A decisão recorrida reconheceu: a) a incidência, na espécie, do art. 8º do DL nº 406/68; b) o não cumprimento, pela recorrente, para que lhe fosse concedida imunidade/isenção dos requisitos estabelecidos pelo art. 14 da Lei 5.172/66, incisos I a III, §§ 1º e 2º; c) sem prevalência, para fins da isenção pretendida, o fato de a empresa ter inserido no contrato social a expressão de que é uma entidade filantrópica”, explicou. Insatisfeita, a empresa interpôs embargos declaratórios. “Não obstante o louvável esforço do nobre advogado da embargante para atenuar a carga tributária exigida, a matéria em questão não está pré-questionada nos autos. Os acórdãos (da apelação e dos embargos infringentes) dela não trataram”, considerou. Em conclusão, embora conhecendo dos embargos, rejeitou-os.

Após esse voto, o ministro Francisco Falcão pediu vista. Ainda não há previsão para o voto-vista, mas a próxima sessão da Primeira Turma está marcada para quinta-feira próxima, dia 2.

Fonte: STJ

Data da Notícia: 01/09/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet