STF defere pedido de liminar de entidade filantrópica contra recolhimento do PIS

O ministro Carlos Ayres Britto, do STF, deferiu a liminar requerida pela Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC) em ação cautelar. A entidade pediu efeito suspensivo ao recurso extraordinário (RE nº 394991) que objetiva o reconhecimento da plena “inexigibilidade da contribuição ao PIS (Programa de Integração Social), visto tratar-se de evidente caso de imunidade tributária”.

A LPCC entende não estar obrigada a contribuir para o PIS, por ser beneficiária da imunidade prevista no artigo 195, parágrafo 7º, da Constituição Federal. Por isso, ajuizou mandado de segurança perante a Justiça Federal do Estado do Paraná, argumentando atender às exigências do artigo 14 do Código Tributário Nacional e do artigo 55 da Lei nº 8.212/91.

A LPCC obteve decisão favorável na Justiça Federal paranaense, mas a União apelou da sentença ao TRF da 4ª Região, que deu provimento parcial ao recurso, declarando devida a contribuição ao PIS, no percentual de 1%. Por considerar que a decisão do TRF-4 violou princípios constitucionais, a entidade filantrópica interpôs recurso extraordinário no STF.

Posteriormente, a entidade pediu efeito suspensivo ao recurso, sustentando que o perigo de lesão na demora da decisão (periculum in mora) encontra-se na impossibilidade de efetuar os recolhimentos que o fisco está na iminência de lhe exigir, o que impedirá que ela obtenha as certidões necessárias ao desempenho de suas atividades.

Em sua decisão, o ministro Carlos Ayres Britto entendeu existir o periculum in mora, já que se trata de entidade beneficente de assistência social, reconhecidamente de utilidade pública. Porém, quanto à tese de imunidade defendida pela LPCC, o ministro concluiu que, “embora não traga o selo da unanimidade doutrinária ou jurisprudencial, em todas as suas nuanças, ostenta um razoável grau de plausibilidade”. Por fim, deferiu a liminar requerida, que depende do referendo da Turma. (MC nº 271).

Fonte: Tributário

Data da Notícia: 01/06/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet