Mais duas empresas ganham benefício do Sim Guarulhos

O prefeito Elói Pietá (PT) homologou nesta terça-feira, dia 06, a concessão de benefícios fiscais pelo Programa Sim Guarulhos para algumas empresas. Por 10 anos, elas estarão isentas do pagamento do Imposto Sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU). A solenidade foi realizada na sede da Valeo, na região do Pimentas.

Conhecida como Sim Guarulhos, a Lei 5.428/99 só foi homologada em 2003, quando os primeiros incentivos fiscais foram concedidos. A lei não foi aplicada antes porque não havia previsão de renúncia fiscal no orçamento do município, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em 2002, foram reservados R$ 2 milhões para este fim e criada a comissão especial mista (composta por representantes do poder público, sindicatos e iniciativa privada), grupo responsável pela análise e aprovação dos pedidos.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos de Almeida, mais de 70 empresas já foram contempladas com o programa, que privilegia o setor industrial da cidade, por se tratar do segmento que mais contribui para alavancar o desempenho econômico de Guarulhos. “O período de evasão de empresas do município acabou. Hoje, assistimos a um desenvolvimento acelerado e de pujante agitação da economia. Isso se deve, principalmente, às indústrias que funcionam como locomotivas e acabam trazendo a reboque todos os outros setores”, salientou.

Na opinião do prefeito Elói Pietá, além de serem responsáveis por 50% do PIB (produto Interno Bruto) guarulhense, as indústrias se destacam por representarem o símbolo mais antigo da cidade, vindo à frente do próprio Aeroporto Internacional. Além disso, segundo ele, o fato de Guarulhos ter crescido em média 14% nos últimos anos se deve em grande parte ao setor industrial. “E, para que mais empresas se instalem aqui e as que já estão presentes não saiam, sabemos que a Prefeitura precisa dar a sua contrapartida. Nessa região, por exemplo, temos de melhorar a mobilidade, facilitando o acesso. Por isso, pretendo reivindicar do governador José Serra a extensão da avenida Jacu-Pêssego para cá o quanto antes, para desafogar o tráfego de veículos nesse local”, afirmou.

Fonte: Município de Guarulhos

Data da Notícia: 08/03/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp