Justiça aposta na penhora online.

Laura Ignacio

A Justiça paulista deve intensificar o uso da penhora online de contas correntes de contribuintes em ações de execução fiscal. Em agosto, a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo enviou aos juízes do tribunal um provimento determinando que eles peçam a penhora pelo Bacen Jud, sistema eletrônico desenvolvido em 2002 pelo Banco Central (BC) para atender solicitações do Poder Judiciário referentes a bloqueio de contas de pessoas físicas ou jurídicas com débito na Justiça.
O problema é que os contribuintes executados vêm enfrentando os mesmos problemas que ocorreram quando foi criada a penhora online para débitos de ordem trabalhista.

Numa execução fiscal, o devedor é intimado a pagar o débito ou oferecer bens em garantia. Caso isso não ocorra, o juiz pede a penhora online, que é o bloqueio eletrônico do valor devido na conta.

Bloqueio – Segundo a advogada Ellen Carolina da Silva, do escritório Luchesi Advogados, as dificuldades ocorrem porque os juízes pedem o bloqueio das contas do contribuinte em todos os bancos. “Se o juiz determina o bloqueio de R$ 10 mil e o contribuinte tem três contas, o valor é bloqueado em cada uma, somando R$ 30 mil”, explica Ellen.

Para ela, a solução é o contribuinte entrar com recurso pedindo desbloqueio das contas excedentes. “Isso porque a penhora online de todas as contas de uma empresa pode inviabilizar seu funcionamento.”

Segundo Oromar José Novato, chefe do departamento de Gestão da Informação do BC, para resolver o problema, chamado de bloqueio em cascata, o Bacen Jud oferece ao contribuinte a oportunidade de cadastrar uma conta para que o bloqueio incida apenas sobre ela. “Mas a empresa tem de manter saldo suficiente. Caso contrário, as demais também serão bloqueadas.”

O BC aperfeiçoou o sistema e lançou o Bacen Jud 2.0, já em funcionamento. “Com o sistema, o bloqueio é feito em 48 horas, mas o desbloqueio das contas excedentes também”, diz. O BC atende a 12 mil pedidos de bloqueio por dia — cerca de 60% da Justiça paulista.

Insuficiente — Para o advogado Marcelo Puppo, do escritório Albino Advogados Associados, as soluções do Bacen Jud são insuficientes. “Se o juiz pede o bloqueio no dia 12, por exemplo, pode haver problema no pagamento de PIS/Cofins, no dia 15. O bloqueio pode impedir que o contribuinte pague tributos em dia.” Ele diz que o contribuinte tem de fazer pedido formal ao juiz para o desbloqueio e pode ter de esperar a apreciação por semanas. E isso acaba afetando o fluxo de caixa das empresas.

Outro problema é que é muito comum que a Procuradoria não aceite bens que poderia acatar. “O contribuinte não pode, por exemplo, oferecer um computador de 1990. Mas a penhora online é uma medida excepcional, que só deve ser tomada se o contribuinte não tiver nenhum outro bem com valor de mercado a oferecer no pagamento”, explica Puppo.

Segundo o advogado, muitas vezes, se a Procuradoria não aceita um bem, o juiz automaticamente determina a penhora online. “Mas se a Procuradoria rejeita o bem, o contribuinte tem de ter direito de apresentar outros”, diz. “Nesse caso, resta ao contribuinte recorrer novamente”, conclui.

Fonte: Affectum Auditoria e Advocacia Empresarial

Data da Notícia: 18/09/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet