Depósitos para recursos administrativos podem mudar

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) deve avaliar, em breve, a possibilidade de alteração na Lei 10522/02, que trata do cadastro informativo de créditos não quitados com órgãos e entidades federais. A proposta é do deputado Pauderney Avelino (PFL-AM), que apresentou à Câmara o Projeto de Lei 766/03, com o objetivo de assegurar ampla defesa aos cidadãos litigantes em processo judicial ou administrativo.
O projeto revoga artigo da lei que condiciona o conhecimento de recurso administrativo ao depósito prévio de 30% do valor questionado pelo cidadão a órgãos e entidades federais. Na avaliação do deputado, é inaceitável que o Estado, que impõe a sanção, exija depósito desse porte para rever seus próprios atos. “Além de incompatível com o estado de direito definido pela Constituição, essa regra pode implicar prejuízos imensuráveis aos cidadãos que eventualmente venham a demandar administrativamente com o Fisco, por absoluta falta de recursos para atender a essa exigência”, disse Pauderney Avelino.

RESTRIÇÃO
Na Comissão, o projeto recebeu parecer pela aprovação do relator, deputado Luciano Castro (PL-RR). O parlamentar concordou que, ao estabelecer o arrolamento de bens e direitos em valor equivalente a 30% da exigência fiscal definida na decisão para que o cidadão prossiga com o recurso voluntário, o Estado impõe uma restrição que pode vir a bloquear as chances de esse cidadão interpor o recurso por absoluta falta de condições financeiras.
O relator, porém, apresentou um texto substitutivo, defendendo que o artigo que trata do depósito prévio não seja totalmente revogado da lei, mas apenas parte dele. Essa mudança permite que, no caso de provimento a recurso de ofício, o prazo para interposição de recurso voluntário comece a contar a partir da ciência, pelo cidadão, da decisão proferida no julgamento do recurso de ofício. Se o texto não fosse modificado, o prazo seria de 30 dias para apresentação de recurso voluntário, contado concomitantemente com a tramitação desse recurso, e não a partir da nova decisão.

O PL 766/03 também deverá ser votado pelas Comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Redação. Se for aprovado por todas as comissões e não houver recurso de parlamentar para votação em Plenário, o projeto segue para análise do Senado Federal.


Reportagem – Simone Ravazzolli
Edição – Paulo Cesar Santos

Fonte: Agência Câmara

Data da Notícia: 07/01/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet