Mudança de cultura deve elevar crédito para pequena

As micros e pequenas empresas devem ter mais acesso ao crédito a partir deste ano. De acordo com o superintendente do Sebrae-SP , José Luiz Ricca, os bancos estão descobrindo outras maneiras mais eficientes de emprestar para o empreendedor.

“Estamos vivendo uma mudança cultural no financiamento”, afirma, citando o fortalecimento das cooperativas de crédito e o impulso dado pelo governo ao microcrédito.

Ele se refere à regulamentação nº 3.109 do Conselho Monetário Nacional (CMN), de julho do ano anterior, que estabeleceu que as instituições financeiras teriam de destinar pelo menos 2% de seus depósitos à vista para as operações de microcrédito.

As mudanças em curso ajudariam a desatar dois nós que impedem a expansão do crédito: a exigência de garantias pelos bancos e a resistência dos pequenos empresários ao financiamento formal.

Excesso de exigências
Uma pesquisa do Sebrae-SP e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), de 1999 — a mais recente em termos de formas de financiamento para as pequenas — mostrou que o motivo mais alegado pelos bancos para a concessão de empréstimo é a falta de garantias.

Dos empreendedores ouvidos pela pesquisa, 36% apontaram essa causa. Em seguida, com 23%, vem a burocracia ou a dificuldade de apresentar toda a documentação requerida pela instituição financeira.

Entre os papéis freqüentemente solicitados estão a declaração de imposto de renda, a certidão negativa na Serasa e a comprovação de bens da empresa.

“O problema é que os bancos olham o pequeno empresário do mesmo jeito que enxergam o grande, de acordo com a capacidade de pagamento e não de acordo com o potencial de negócio que ele tem”, diz Ricca.

Para ele, as recentes operações de microcrédito são “outro departamento”, porque trabalha-se dentro dos limites e peculiaridades dos pequenos.

Os bancos estariam descobrindo que o pequeno empreendedor paga o que deve: “O maior patrimônio do micro e pequeno empresário é o seu nome limpo”, lembra Ricca.

Resistência cultural
A maioria dos empreendedores, 79%, não tem o costume de procurar por empréstimos bancários. Além da rejeição por conta dos juros altos e da burocracia, os pequenos não procuram os bancos, por falta de informação adequada e resistência cultural.

“Eles acabam buscando o crédito com os familiares”, afirma Ricca. Já recorreram a esse tipo de financiamento informal 68% dos micros e pequenos empresários.

A maioria dos empréstimos desse tipo ocorre esporadicamente, apenas nos momentos de maior necessidade da empresa.

Segundo Ricca, a divulgação recente do microcrédito contribui para diminuir a resistência empresarial. Para viabilizar os empréstimos de valores maiores, requisitados pelas pequenas empresas, o superintendente lembra da importância dos fundos de aval. O próprio Sebrae dispõe de um fundo de aval para proporcionar garantias aos bancos que financiam pequenas empresas.

O superintendente do Sebrae-SP afirma que o custo do crédito nem sempre é alto. Ele cita as “linhas obrigatórias” como o Finame e o Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger) como exemplos de crédito acessível. “Não é um problema de recurso, mas de acesso”, completa.

Fonte: DCI

Data da Notícia: 09/02/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet