Correção do IR Pode Facilitar Votação do Orçamento

A disposição do Governo de corrigir a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física ainda neste ano, como foi anunciado nesta segunda-feira pelo ministro da Fazenda, Antônio Palocci, pode diminuir as resistências da Oposição à votação do Orçamento de 2005. É que o PFL e o PSDB condicionam a discussão da proposta orçamentária à correção da tabela do Leão.

Para o vice-líder do PFL Pauderney Avelino (AM), com o aumento na arrecadação, inflação estável e PIB maior, o Governo tem condições de promover o reajuste na tabela. “O atual sistema do IR, de apenas duas alíquotas, é muito injusto para as camadas que recebem um salário mais baixo”, disse.

Aumento do mínimo

Além da correção da tabela do Imposto de Renda, a Oposição impõe como condições para votar o Orçamento um reajuste maior para o salário mínimo e a elevação dos recursos do Fundo de Compensação das Exportações. Apesar dessas exigências, o vice-líder do Governo Renato Casagrande (PSB-ES) está otimista quanto à votação do Orçamento até o final do ano, já que uma comissão mista vai analisar o aumento do mínimo e o relator da proposta vai incluir no texto o dinheiro para compensar as perdas dos estados com a Lei Kandir.

Em relação à proposta de correção da tabela do IR, o deputado afirma que já há consenso. “O Governo está reconhecendo um direito do contribuinte”, explicou. “O que nós queríamos é que houvesse uma reformulação geral do IR, já que o atual sistema acaba cobrando mais de quem recebe menos”.

Percentual indefinido

O Governo ainda não divulgou os percentuais de correção da tabela, mas as centrais sindicais reivindicam que o reajuste seja de cerca de 17%, o equivalente à inflação acumulada desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Agência Câmara

Data da Notícia: 08/12/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet