Agricultura Aprova Aumento de Isenção de Imóvel Rural

O Projeto de Lei 3338/04, do deputado Benedito de Lira (PP-AL), que aumenta o limite de isenção para a identificação dos imóveis rurais para registro, foi aprovado, no último dia 17, pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

A lei vigente já garante a isenção de custos para a identificação dos imóveis cuja área não exceda quatro unidades de módulos-fiscais. O texto de Lira amplia a isenção para imóveis com até 20 módulos-fiscais. No entanto, a Comissão aprovou uma alteração sugerida pelo deputado João Grandão (PT-MS), e acatada pelo relator da proposta, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), reduzindo essa ampliação para imóveis com até 15 módulos-fiscais.

Deficiências

Benedito de Lira argumenta que, diante das dificuldades financeiras dos proprietários rurais, o novo limite de isenção tornará a lei factível, “principalmente pelo alto custo dos serviços de identificação da propriedade, pelo abusivo preço dos equipamentos de georeferenciamento e pela deficiência da infra-estrutura geodésica homologada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em diversas regiões”, afirma o autor da proposta.

Essa deficiência foi confirmada por uma audiência pública realizada pela Comissão no ano passado. Esse debate, informa o relator, “traçou uma verdadeira radiografia do novo projeto de Cadastro Nacional de Propriedades Rurais e concluiu pela dificuldade da implementação dos prazos e procedimentos para a conclusão do novo cadastro. Principalmente porque dos 850 milhões de hectares que compõem o território brasileiro, não há informações sobre cerca de 200 milhões no Sistema Nacional de Cadastro dos Imóveis Rurais”.

Renda no campo

Benedito Lira ressalta ainda que a renda no campo tem-se reduzido drasticamente. “Em 11,6% dos mais de sete milhões de domicílios rurais no Brasil não existe renda”, garante. “Além disso, 81% de toda a população rural tem renda de, no máximo, dois salários mínimos (R$ 520), o que torna impraticável a despesa com georeferenciamento em suas propriedades”, complementa.

Tramitação

Agora, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, por tramitar em caráter conclusivo, o texto poderá ser encaminhado ao Senado Federal.

Fonte: Agência Câmara

Data da Notícia: 23/11/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A

betvisa casino