Planejamento tributário e os espólios da ADI 2.446

Caio Cesar Nader Quintella

Tudo começou em 1999, como está registrado na Mensagem do Poder Executivo à Câmara dos Deputados MSC nº 1.459: “A inclusão do parágrafo único do artigo 116 faz-se necessária para estabelecer, no âmbito da legislação brasileira, norma que permita à autoridade tributária desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de elisão, constituindo-se, dessa forma, em instrumento eficaz para o combate aos procedimentos de planejamento tributário praticados com abuso de forma ou de direito”.

Menos de dois anos depois estava promulgada a Lei Complementar nº 104/2001, inserindo no Código Tributário Nacional (CTN) a seguinte prerrogativa: “A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária”.

Julgamento garantiu a liberdade de se proceder a negócios com a intenção de amenizar ou obliterar o impacto tributário
Irresignada, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) bateu nas portas do Supremo Tribunal Federal (STF) por meio da ADI nº 2.446, onde se denunciou a violação dos princípios da legalidade (ampla e estrita), da tipicidade e da separação dos poderes, na medida em que fora concedido às autoridades tributárias mandatos indeterminados de legislador, socorridos pela analogia na verificação das obrigações, e a magistratura incidental, podendo, por meio da interpretação econômica do direito tributário, declarar nulidades e desconsiderar negócios que reduziam o ônus fiscal – ainda que licitamente praticados, mas maculados por figuras enigmáticas, como abusos de direito, de formas e ausência de propósito negocial. Seria o fim do planejamento tributário, vez que chancelada a imposição da maior carga tributária possível sobre as atividades privadas.

Por 20 anos a ação tramitou no STF, tendo seu desfecho neste ano, quando foi julgada improcedente, endossando a constitucionalidade do dispositivo. Porém, verificou-se um fenômeno curioso: houve certa celebração e parcial satisfação de ambas as partes envolvidas. Tanto as fazendas públicas como os contribuintes viram-se, de algum modo, vencedores.

De um ponto de vista formal e processual, a resistência pública foi prestigiada, afastando as alegações de inconstitucionalidade do comando da lei complementar.

Por outro lado, se observadas as razões e os fundamentos determinantes, compreende-se o sorriso esboçado pelos contribuintes. Decidiu-se pela prevalência absoluta do princípio da legalidade na atividade de fiscalização arrecadatória, de modo que a supressão ou a mitigação de carga tributária, intencional e deliberada, por meio de planejamento tributário, encontra guarida no sistema jurídico, podendo-se, assim, livremente, evitar o nascimento do fato gerador, com restrição apenas na eventual ilegalidade dos atos praticados, estando voltada a ferramenta de combate do parágrafo único do artigo 116 do Codex Tributário à ocultação dolosa dos deveres com o erário, já materializados – além de confirmar sua atual inaplicabilidade, pois pende de regulamentação por lei ordinária.

Em outras palavras, os anciões da aldeia pouparam a besta – tão temida pelos camponeses – e depois a soltaram. Mas o fizeram somente após garantirem, assegurarem e demonstrarem a todo o povoado que ela não possuía garras e presas maiores do que aquelas dos cães que lá, há muito, já guardavam suas cercas.

Frise-se que apenas se considerar o resultado negativo de ação direta de inconstitucionalidade, descartando-se os fundamentos para a conclusão alcançada, esvazia o teor judicante desse controle – do contrário, bastaria levantar ou abaixar o polegar.

Se regulamentada, o Fisco poderá utilizar tal prerrogativa para lavrar autuações, mas ficarão esses atos sujeitos à arguição – se não, à confirmação – de invalidade, quando houver qualquer discrepância na sua aplicação em relação ao alcance que a Corte delineou na ADI nº 2.446, para justificar sua legitimidade.

Hoje, prefere-se invocar o artigo 149, inciso VII, do CTN, inflando sua abrangência, fazendo lá caber os abusos de direito, de formas e a falta de propósito negocial, muitas vezes por meio do banalizado, incorreto e irresponsável rótulo de “simulação”.

De qualquer forma, as decisões da mais alta instância do Judiciário merecem total observância – pelos cidadãos e pela administração pública – independentemente de opiniões sobre erros e acertos.

Nessa linha, pode se afirmar, com muita serenidade, que, naquilo em que o julgamento dessa ADI esclareceu os limites do planejamento tributário, houve uma confirmação da soberania dos princípios da legalidade estrita, da tipicidade e o resgate de muito antigo e simplório critério temporal da incidência tributária para determinar a licitude das manobras dos contribuintes, garantindo a liberdade de se proceder a negócios com a intenção de amenizar ou obliterar o impacto tributário – algo que tinha deixado de ser prestigiado, com esse rigor definitivo, em decisões administrativas e na doutrina moderna. Não há especulações, o acórdão é muito claro.

Considerado isso, questiona-se e provoca-se: será que as operações, as estruturas e os modelos negociais antes condenados (por exemplo, emprego de holdings efêmeras em estruturas de M&A, as incorporações supostamente ocorridas para o aproveitamento de prejuízos e a segregação da mesma atividade e suas receitas operacionais) encontrarão redenção e absolvição sob esse mesmo crivo? Só o tempo – e a jurisprudência – irão dizer, esperando-se pela inegociável coerência e a certeza do direito.

Caio Cesar Nader Quintella

Advogado tributarista em São Paulo, professor e mestre em Direito pela PUC/SP e ex-vice-presidente da 1ª Seção do Carf e ex-conselheiro titular da Câmara Superior de Recursos Fiscais

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet