Indústria de autopeças quer restringir importações no Mercosul

As indústrias de autopeças dão hoje o primeiro passo para a criação de uma política tarifária comum do Mercosul para o setor. Será apresentado oficialmente à indústria montadora de veículos do Brasil e da Argentina uma lista de itens para os quais se propõe que seja aplicado um tratamento específico para importações de dentro do bloco.



A lista foi aprovada na quinta-feira à noite, no balneário uruguaio de Punta del Leste, durante uma reunião dos membros do Conselho de Fabricantes de Autopeças do Mercosul (Mercoparts), na véspera do 1º Congresso Mercoparts 2006. Participaram do Congresso representantes das indústrias e governos de ambos os segmentos, dos quatro países do bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


Segundo contou ao Valor o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Paulo Butori, a lista contém 20 itens selecionados entre os mais importados pelas montadoras nos últimos três anos. Butori não quis detalhar a lista antes de apresentá-la às montadoras. Mas disse que estão no topo da relação motores e caixas de câmbio cuja fabricação local não atende a todos os modelos de carros produzidos na Região.



Para estes 20 itens, a proposta do Mercoparts é que seja aplicada uma alíquota de importação de 2%, o que é bem menor que a faixa de alíquotas aplicada hoje no Brasil, de 9,2% a 11,4% e a Tarifa Externa Comum (TEC), de 14% a 18% aplicada ao setor na Região. Fora dessa lista, a intenção é que prevaleça a TEC para todos os produtos, nos quatro países do bloco.



A idéia é que, com restrições à importação de todos os itens fora da lista, a indústria local de autopeças possa se beneficiar de “preços melhores de venda”, disse Butori. “Com essa lista, o que eles (as montadoras) perdem pagando um preço melhor para o setor, ganharão com menores alíquotas de importação”, afirmou o presidente do Sindipeças. Como está hoje, disse, “nossos preços de venda ficam prejudicados porque competimos com o mundo todo”.



A proposta será apresentada à Anfavea e à Adefa, as entidades que reúnem as fábricas de automóveis de Brasil e Argentina, respectivamente, e depois submetidas aos governos de ambos os países. “A lista é preliminar e as montadoras têm o direito de modificá-la” esclareceu Butori. “O que se pretende é que cada montadora faça sua lista, que depois será submetida aos governos”.



A negociação de uma nova política de importação de autopeças para o Mercosul foi acertada no fim de junho, quando foi fechado o novo acordo automotivo da região. Ficou estabelecido o prazo de 31 de dezembro para que um acordo fosse encontrado entre as indústrias e aprovado pelos governos. Atualmente, o Brasil dá desconto de 40% na importação de autopeças de países de fora do Mercosul, o que tem provocado queixas dos fabricantes locais, que consideram desleal a concorrência com outros países.



A julgar pelos discursos dos representantes das montadoras durante o Congresso Mercoparts, o debate que se lança a partir de agora entre os fabricantes de carros e os de autopeças não será fácil. As montadoras deixaram claro que não estão dispostas a ver seus custos se elevarem em uma conjuntura global extremamente competitiva e que estão mais preocupadas hoje em ganhar novos mercados fora do Mercosul. “Há um ´tsunami´ que chega da China e no Brasil esse ´tsunami´ já chegou”, afirmou Rogelio Golfarb, presidente da Anfavea, referindo-se à importação de veículos asiáticos.



Elizabeth Carvalhaes, diretora de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil e também da Anfavea, lembrou que embora a China seja um concorrente de peso, a indústria tem também um forte competidor nos países do Leste Europeu. Além dos custos de mão-de-obra mais baixos, aqueles países contam, segunda ela, com as mesmas plantas instaladas no Mercosul e têm um ganho de logística imbatível que é estar ao lado de um dos maiores mercados consumidores, a Europa Ocidental.



Nesse cenário, disse Carvalhaes, “cada centavo de dólar compromete ou favorece um competidor”. Segundo ela, o setor está preocupado em iniciar rapidamente as negociações bilaterais para abertura de novos mercados para os carros produzidos no Mercosul e que está articulando com o governo brasileiro a reabertura de negociações, em setembro, com a União Européia, em uma tentativa de ocupar o vácuo deixado com o fracasso da Rodada Doha de negociações multilaterais. “Entendemos que se ficássemos estagnados no confinamento do Mercosul não seria suficiente para esgotar a capacidade de produção da indústria brasileira”, afirmou a executiva.

Fonte: Valor Econômico

Data da Notícia: 14/08/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

kuwin

iplwin

my 11 circle

betway

jeetbuzz

satta king 786

betvisa

winbuzz

dafabet

rummy nabob 777

rummy deity

yono rummy

shbet

kubet

winbuzz

daman games

winbuzz

betvisa

betvisa

betvisa

fun88

10cric

melbet

betvisa

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A

betvisa casino

Rummy Satta

Rummy Joy

Rummy Mate

Rummy Modern

Rummy Ola

Rummy East

Holy Rummy

Rummy Deity

Rummy Tour

Rummy Wealth

yono rummy

dafabet

Jeetwin Result

Baji999 Login

Marvelbet affiliate

krikya App

betvisa login

91 club game

daman game download

link vào tk88

tk88 bet

thiên hạ bet

thiên hạ bet đăng nhập

six6s

babu88

elonbet

bhaggo

dbbet

nagad88

rummy glee

yono rummy

rummy perfect

rummy nabob

rummy modern

rummy wealth

jeetbuzz app

iplwin app

rummy yono

rummy deity 51

rummy all app

betvisa app

lotus365 download

betvisa

mostplay

4rabet

leonbet

pin up

mostbet

Teen Patti Master

Fastwin App

Khela88

Fancywin

Jita Ace

Betjili

Betvisa

Babu88

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Jwin7

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Jitabet

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

509 Bandwidth Limit Exceeded

Bandwidth Limit Exceeded

The server is temporarily unable to service your request due to the site owner reaching his/her bandwidth limit. Please try again later.