INSS pede suspensão de sentença que determina pagamento de benefício assistencial

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ajuizou Reclamação (Rcl 2733), com pedido de liminar, contra sentença da 1ª Vara Federal de Araraquara (SP), que condenou o instituto a pagar a Eliza Fernandes da Silva a concessão de benefício assistencial. Na ação contra o INSS, Eliza da Silva afirmou ser idosa e não ter condições de prover a própria manutenção ou de ser provida por sua família.

O INSS alega que a decisão contrariou decisão tomada em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 1232) que declarou constitucional a Lei 8.742/93. Salienta que o parágrafo 3º do artigo 20 dessa Lei estabelece como condição para a concessão do benefício assistencial que a pessoa tenha 70 anos ou mais, e cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 do salário mínimo.

Na decisão contra o INSS, o juízo de Araraquara concluiu, a favor de Eliza Fernandes da Silva, que “nada obsta a concessão do benefício assistencial se a renda per capita for superior a 1/4 do salário mínimo vigente, se demonstrada, por outros meios, a condição de miserabilidade do interessado”.

Na ação, o INSS diz que, de qualquer ângulo, houve descumprimento da decisão na ADI 1232, ou porque declarou a inconstitucionalidade da Lei 8.742/93 ou porque afirmou que caberia eleger outras formas para atestar a miserabilidade. O instituto sustenta ainda que está havendo uma avalanche de ações requerendo benefício assistencial e que há inúmeras decisões, tanto em Primeira quanto em Segunda instâncias, concedendo o benefício, desconsiderando a exigência de 1/4 do salário mínimo.

Fonte: STF

Data da Notícia: 29/07/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A