Tasso: subcomissão vai trabalhar para reduzir carga tributária

O senador Tasso Jeressati (PSDB-CE), eleito nesta quinta-feira (12) para presidir a Subcomissão Temporária da Reforma Tributária, vinculada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), afirmou que a redução da carga tributária na comparação com o Produto Interno Bruto (PIB) será um objetivos que vão orientar a formulação, pelo colegiado, de um novo modelo tributário para o país.

– A simplificação dos tributos e uma divisão mais justa das receitas com os estados e municípios são outras duas metas gerais – disse o senador.

De acordo com Tasso, de modo geral os governos da União quase nunca demonstram interesse em reformular o sistema tributário, por ser essa esfera muito beneficiada pelas regras vigentes. O sistema, como observou, vem se caracterizando pela crescente cobrança de tributos por meio de contribuições, com perda relativa da participação dos impostos compartilhados com estados e municípios.

– Todo dia a gente ouve que está sendo alcançado mais recorde de arrecadação na receita federal e o governo não quer perder esse espaço – disse.

Na eleição da mesa diretoria da nova subcomissão, por voto secreto entre os membros, foi confirmada o nome do senador Neuto de Conto (PMDB-SC) como vice-presidente. Por indicação de Tasso, aceita por todos, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) atuará como relator dos trabalhos. Foi decidido ainda que os trabalhos da subcomissão serão realizados sempre às segundas-feiras, a partir das 19h.

Debate com Mantega

Uma das primeiras atividades do colegiado, que vai funcionar por seis meses, será um debate com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A sugestão foi apresentada por Tasso, com a ressalva de que a subcomissão não deve ser “obediente” ao governo na condução de seus trabalhos, mas que a convergência de esforços seria muito positiva.

A comissão também aprovou uma segunda sugestão de Tasso, para que o colegiado possa contar com o apoio técnico do economista José Roberto Afonso, do quadro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apontado como grande especialista no tema tributário. O pedido para a requisição de seus serviços será encaminhado à Comissão Diretora do Senado.

Em entrevista após a reunião, Tasso afirmou que o atual governo também mostra pouco interesse na reforma tributária. Prova disso, afirmou, foi a falta de empenho na votação da proposta apresentada no primeiro mandato do presidente Lula. Já aprovada no Senado, lembrou Tasso, a proposta parou na Câmara. Ele também recordou que o presidente, ainda ontem, declarou que aquela proposta não serve mais e outra será apresentada.

– Isso indica que o interesse é postergar e não fazer reforma nenhuma. Mas estamos dispostos a propor um projeto à Nação, pois nem sempre o que é bom para a União serve para o país como um todo – afirmou.

Diferentemente do que anuncia o presidente, salientou Tasso, a idéia não é “partir do zero”. Por isso, a subcomissão vai também examinar as propostas referentes ao sistema tributário que tramitam no Congresso e promover a consolidação do que estiver dentro da concepção do colegiado. Pela mesma razão, explicou, a subcomissão vai começar os trabalhos ouvindo o governo federal.

Fonte: Agência Senado

Data da Notícia: 16/04/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet