STF julga Cofins quarta-feira e OAB sustenta contra cobrança

O julgamento do processo em que o Supremo Tribunal Federal decidirá sobre a manutenção da cobrança ou a isenção da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) dos prestadores de serviços, inclusive escritórios de advocacia, entrou na pauta da sessão plenária da próxima quarta-feira (14). O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ingressou em junho do ano passado como assistente no processo – um recurso extraordinário interposto por sociedade de advogados ao STF contra a cobrança. A entidade sustenta o entendimento de que os prestadores de serviços são isentos da Cofins, conforme previa a Lei Complementar n° 70/91, segundo afirmou o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Vladimir Rossi Lourenço.

Conforme lembrou o vice-presidente da OAB, a cobrança da Cofins dos prestadores de serviços foi instituída pela Lei 9.430/96, que revogou a Lei Complementar n° 70. O entendimento da OAB é de que a lei ordinária não poderia revogar a lei complementar. Além isso, a OAB entende que a questão já havia sido pacificada pelo Superior Tribunal de Justiça que, por meio da Súmula n° 276, sustentou que sobre as sociedades de advogados e demais prestadores de serviços não incide a Cofins. O relator do processo no STF é o ministro Gilmar Mendes.

“Esperamos que, no Supremo, possamos manter aquele entendimento esposado no STJ”, observou Vladimir Rossi Lourenço. O STJ, na súmula, definiu que “as sociedades civis de prestação de serviços profissionais são isentas da Cofins, irrelevante o regime tributário adotado”. Além de definir a situação dos escritórios de advocacia em relação à Cofins, a decisão do STF na próxima quarta-feira determinará se serão ou não tributados os profissionais liberais e prestadores de serviços como escritórios de contabilidade, de engenharia, clínicas médicas, consultores, entre outros.

Fonte: Conselho Federal

Data da Notícia: 09/03/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet