Serra antecipa-se à proposta do governo federal

Antes mesmo de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviar ao Congresso a proposta de reforma tributária, o governador paulista, José Serra (PSDB), tenta liderar um processo de acordos tributários com os Estados, comandados inclusive por partidos da base governista. O tucano está fechando parcerias para centralizar em São Paulo a cobrança do ICMS de produtos produzidos nas fábricas paulistas e exportados para outras regiões.


Ontem, Serra assinou acordo com Alagoas, comandado por Teotônio Vilela Filho, do PSDB. A primeira parceria foi firmada em abril, com o PMDB de André Puccinelli, no Mato Grosso do Sul e o próximo acordo será com Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco.


O acordo estabelece que as empresas paulistas recolham antecipadamente o ICMS, na saída de mercadorias fabricadas em São Paulo, a parte que corresponde aos Estados parceiros. A própria fábrica fará a transferência dos recursos. Com a medida, Serra ajudará o governo de seu correligionário, que enfrenta sérios problemas financeiros: Alagoas deve aumentar a arrecadação em R$ 40 milhões por ano, o correspondente a 3% da arrecadação de ICMS no Estado. Na lista dos setores cuja arrecadação ficará sob a responsabilidade do governo paulista estão os farmacêuticos, de bebidas quentes, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, além de ração para animais.


As parcerias, diz o governo paulista, não trarão recursos para o caixa de São Paulo. Entretanto, são uma forma de Serra tentar conquistar parceiros e papel de liderança na negociação da reforma tributária. “Do ponto de vista do Estado não traz maior receita, mas ajuda a organizar melhor o sistema tributário”, disse Serra ontem, ao lado do governador alagoano. O governo paulista negocia também com outros Estados, além de Pernambuco. Para Vilela, a medida ajudará no combate à evasão fiscal dos recursos que Alagoas recebe das empresas de São Paulo.


Para o ex-governador Germano Rigotto, do PMDB, coordenador da proposta de reforma tributária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a iniciativa do governador tucano antecipou, em partes, a proposta que está sendo discutida no plano nacional. “Não substitui o projeto que vai à votação, porque ainda é uma iniciativa limitada a alguns poucos setores. Mas a iniciativa de São Paulo é o que a reforma tributária busca”, analisou. “É o primeiro movimento concreto de tentativa de mudar a cobrança do ICMS. Com essas parcerias, São Paulo tenta driblar as deficiências do sistema tributário “, disse o pemedebista.


A proposta de reforma tributária do governo federal deve chegar ao Congresso em setembro. Serra já declarou ser favorável à proposta do Ministério da Fazenda de cobrar o ICMS no Estado de destino da produção. Hoje, o imposto é cobrado no Estado de origem.


Serra também sinaliza uma aproximação com o PMDB por outra frente. Em conversa com o senador pemedebista Jarbas Vasconcelos (PE) na segunda-feira, os dois afinaram como deve ser a estratégia da oposição na Câmara e no Senado. Apesar de ser do PMDB – que integra a base de Lula – Jarbas tem votado seguindo a orientação do PSDB e DEM, na oposição.

Fonte: Valor Econômico

Data da Notícia: 18/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet