Proposta para mudar impostos

Ex-relator da reforma tributária e atual presidente da Comissão de Finanças da Câmara, o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) deu entrada ontem numa nova proposta para mudar todo o sistema de impostos no Brasil. Dizendo ter feito o trabalho em harmonia com o governo, ele incluiu no projeto um adicional de um ponto percentual, durante 20 anos, no fundo de participação dos estados (FPE) e municípios (FPM), tal qual prometeu aos prefeitos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A disposição de elevar os dois fundos, formados a partir do bolo arrecadado com os impostos de renda e sobre produtos industrializados, é totalmente nova. Meses atrás, a proposta chegou a ser incluída, em forma de emenda, numa medida provisória mandada pelo Planalto ao Congresso e quase chegou a ser votada. Não o foi porque emissários do então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, abordaram o processo, na ocasião tocado pelos próprios aliados do governo.

Em conversa com o Correio, Virgílio Guimarães negou ter aumentado o quinhão dos estados e municípios no texto da nova reforma tributária somente para produzir uma boa notícia no dia da audiência concedida pelo presidente aos prefeitos. ?Não é nada disso, o projeto já estava pronto havia alguns dias. É claro que trabalhamos em cima da proposta do governo, mas tínhamos acabado antes do discurso do Lula?, disse.

A nova reforma está materializada na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 31/2007. No que tange ao crescimento do FPE e do FPM, ela traz embutida um princípio de regulamentação. Diz que o dinheiro extra deverá ser repassado em duas parcelas pagas em junho e em dezembro. No ano em que a nova norma for promulgada, o repasse será retroativo. Isto é, levará em consideração a arrecadação dos impostos em todo o semestre anterior.

Virtudes
A PEC traz uma saída para o principal problema do sistema tributário apontado atualmente pelos especialistas: o bolo de créditos tributários acumulados pelas empresas. Ao fazerem negócios, as companhias acabaram pagando mais imposto que o devido, motivo pelo qual acumulam créditos contra as fazendas estaduais e nacional. Hoje em dia, não há o que se fazer com tais recursos. A idéia é permitir o pagamento de qualquer imposto com um crédito tributário acumulado. ?Acho que desse jeito resolvemos o problema?, vislumbra Virgílio Guimarães.

Alguns fantasmas da antiga reforma, que mofou sem apoio político nas gavetas da Câmara, seguem assombrando no novo texto. Por exemplo, a transformação do ICMS em tributo nacional. Uma das causas que fizeram o antigo projeto naufragar foi a oposição dos governadores. Eles não queriam correr o risco de perder receita com a nacionalização do imposto e acabaram soterrando a reforma. Guimarães acha que isso não vai ocorrer desta vez. ?Elaboramos tudo acompanhados por assessores das secretarias da Fazenda, não vai ter problema.?

Fonte: Correio Braziliense

Data da Notícia: 12/04/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/