Projeto de reforma tributária sai em agosto

O Governo deverá enviar a proposta de reforma tributária ao Congresso em agosto, afirmou ontem o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

O projeto está em discussões avançadas, mas precisa avançar em alguns pontos, como a validação dos benefícios fiscais que foram concedidos pelos governos dos estados e o prazo de transição para o novo modelo, segundo Appy.

“Se chegarmos a um acordo sobre esse tema, a possibilidade de aprovação da reforma é muito grande”, considerou. No entanto, mesmo sem consenso entre os governadores ele disse acreditar que existem condições para a tramitação do projeto.

A renúncia fiscal promovida pelos governos estaduais com o objetivo de atrair investimentos provoca uma perda da ordem de R$ 25 bilhões ao ano, estimou.

Appy afirmou que o valor não é preciso, uma vez que os benefícios não são transparentes e, em muitos casos, são fechados diretamente entre as empresas e os fiscos estaduais.

Para eliminar os efeitos da guerra fiscal, a proposta da administração federal prevê a mudança da tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da origem para o destino.

A proposta prevê a transformação do tributo estadual num imposto sobre valor agregado (IVA), que terá uma legislação comum para todos os estados, de acordo com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

A idéia é dar autonomia às administrações estaduais para definir as alíquotas a serem praticadas, mas o alcance dessa liberdade ainda não foi definido, acrescentou.

Outro ponto que ainda não encontrou consenso foi a incorporação do Imposto sobre Serviços (ISS), cobrado pelas prefeituras, ao novo IVA estadual. Para Appy, sem a unificação, o modelo de reforma fica “capenga”.

O tema está, atualmente, em discussão com as administrações municipais e ainda não há uma idéia fechada, afirmou. No âmbito federal, a mudança preparada pelo Poder Executivo federal prevê a unificação dos tributos indiretos – ICMS, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuições para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) – no IVA federal.

Na visão do secretário de Política Econômica do ministério, a modificação no sistema de impostos representará uma alteração “sensível” no potencial de crescimento da economia brasileira nos próximos anos. Appy participou de uma teleconferência promovida pela Consultoria Tendências.

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br

Data da Notícia: 12/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet