Primeira Fase: Juiz dispensa cooperativa de pagar PIS e COFINS em SP

A intermediação de serviços de cooperados de uma cooperativa não pode ser considerada “receita de faturamento”. Os resultados devem ocorrer de atividade empresarial própria e impessoal.

Com base nesse entendimento, o juiz Wilson Zauhy Filho, da 13ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, concedeu liminar que suspende a cobrança do PIS, Cofins e CSSL da Artecoop Comunicação — Sociedade Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Comunicação.

Zauhy Filho citou jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que diz: “na Lei nº 84/86 as cooperativas nunca figuraram na condição de substitutas tributárias das empresas tomadoras de serviços, sendo que na realidade, assumiam a posição de sujeito passivo direto na relação tributária”.

Zauhy Filho considerou, também, que a lei questionada — 10.833/03 — prevê a retenção tributária no momento do pagamento, por terceiro, o que pode resultar em ineficácia da medida.

Isenção em pauta

Em caso semelhante, a Unimed regional do sul de Minas Gerais conseguiu liminar para suspender os efeitos dos autos de infração da Receita Federal pelo não pagamento da Cofins. A decisão foi do desembargador federal Mário César Ribeiro, da 8ª Turma do TRF da 1ª Região.

Para o procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, porém, a discussão da cooperativa é juridicamente impossível porque, ainda que a norma constitucional fosse carente de regulamentação — o que, segundo ele, não é o caso — o adequado tratamento tributário não significa imunidade.

Em seu parecer, Fonteles sugere que o pleito seja extinto sem julgamento de mérito porque, “ao contrário do afirmado pela cooperativa impetrante, há farta legislação dispondo sobre o tratamento tributário do ato cooperativo.”

Fonte: Revista Consultor Jurídico

Data da Notícia: 20/07/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet