Portaria não pode reduzir prazo de recolhimento de IPI, diz STJ

A alteração no prazo de recolhimento de tributo, no caso o IPI (imposto sobre produto industrializado), fixado em lei, não pode ser modificado por meio de portaria, por ser norma de hierarquia inferior, exigindo-se, para tanto, expressa previsão legal.

Com esse entendimento a Primeira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou provimento ao agravo regimental interposto pela Fazenda Nacional. O fisco pretendia reformar acórdão daquela Turma que deu provimento parcial ao recurso especial interposto por contribuinte de Minas Gerais.

Segundo o acórdão foi decidido que não era correta a redução do prazo para recolhimento do tributo de 120 dias para 45 dias, por Portaria. Tal hipótese feria o princípio da legalidade. Nas razões de agravo, a Fazenda alegou que as portarias ministeriais foram editados pelo Ministro da Fazenda com base na Lei 4.502/64, com a redação dada pelo Decreto-Lei 326/67, o qual foi sucedido pelo Decreto-Lei 1.056/69. Para o fisco, desse modo, a alteração no prazo de recolhimento do IPI, implementada pela Portaria 330/85, se embasou em previsão legal. A relatora, Denise Arruda, afirmou que é clara a jurisprudência deste Tribunal no sentido de que o prazo de recolhimento de tributo, no caso o IPI, fixado em lei, não pode ser modificado por meio de portaria, por ser norma de hierarquia inferior, exigindo-se, para tanto, expressa previsão legal.

Denise ainda completou que “até mesmo a agravante, nas razões de agravo, reconhece que a alteração do prazo fixado para o recolhimento do tributo deu-se por meio de portaria”.

Entre os muitos acórdãos que fundamentam a sua decisão ela destacou decisão relatada pelo ministro José Delgado, que afirma a tranquila jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que “norma de hierarquia inferior (portaria) não tem o condão de alterar/modificar disposições contidas em lei (no caso, prazo de recolhimento de IPI) sem que haja expressa autorização legal”, no julgamento do Resp, nº 386.420/PR.

Com esses fundamentos a ministra confirmou o acórdão que deu anteriormente provimento ao recurso especial do contribuinte.

Fonte: Diário de Notícias

Data da Notícia: 26/09/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/