Pedido de vista interrompe julgamento sobre incidência do IPVA para embarcações

Pedido de vista do ministro Cezar Peluso interrompeu o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 379572. Interposto por Conrado Van Erven Neto, o RE questiona decisão do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que julgou constitucionais normas estaduais prevendo incidência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre embarcações e as movidas por fonte de energia natural.

O inciso II, do artigo 5º, da Lei estadual 948/85 prevê a alíquota do IPVA de 3% (três por cento), no caso de embarcações e aeronaves, inclusive ultraleves, entre outros. Já o artigo primeiro, parágrafo único do Decreto 9.146/86, que regulamentou a lei, considerou como “veículo automotor, qualquer veículo aéreo, terrestre, aquático ou anfíbio dotado de força motriz própria, ainda que complementar ou alternativa de fonte de energia natural”.

O voto do relator

O voto do relator, ministro Gilmar Mendes, rememorou os RE 134509 e 255111, nos quais foi julgada incabível a cobrança do IPVA para embarcações e aeronaves, por ser o imposto sucessor da Taxa Rodoviária Única, que historicamente exclui embarcações e aeronaves.

Assim, o relator declarou não recepcionado pela Constituição Federal o inciso II, do artigo 5º, da Lei estadual 948/85. Acompanharam o relator os ministros Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto e Sepúlveda Pertence.

Divergência e pedido de vista

O ministro Joaquim Barbosa abriu divergência por entender que “a expressão ‘veículos automotores’ seria suficiente para abranger embarcações, ou seja, veículos de transporte aquático”. O julgamento foi suspenso com o pedido de vista dos autos pelo ministro Cezar Peluso. Faltam votar as ministras Ellen Gracie e Cármen Lúcia Antunes Rocha e os ministros Celso de Mello e Marco Aurélio.

Fonte: STF

Data da Notícia: 21/09/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet