Lula quer que reforma tributária feche conta

Tiago Pariz – Na apresentação da proposta de reforma tributária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu medidas que não engessem a capacidade do Estado.
O texto do CDES gira em torno de duas propostas: a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) federal e estadual, e a redução progressiva da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até que ela se torne permanente apenas como ?alíquota simbólica para controle fiscal?, segundo o texto apresentado nesta terça-feira (17).
O governo Federal reluta em mudanças profundas na estrutura da CPMF, principal fonte de receita do Tesouro. A contribuição arrecadou quase R$ 33 bilhões em 2006. ?A reforma tributária vai sair. Eu só temo que as discussões da reforma tributária também sejam sempre assim, porque nós precisamos melhorar a saúde, a educação, desonerar isso, aquilo, mandar servidor embora, enxugar o estado e baixar os impostos. O meu medo é que nem sempre a conta fecha. Isso é como o balanço de uma empresa?, disse Lula.
O presidente defendeu que dê fôlego primeiro para as questões essenciais. ?É preciso que o Estado brasileiro demarque na reforma tributária as coisas que são essenciais, as coisas que são quase prioritárias, porque não é uma questão apenas nacional, municipal ou estadual, é uma coisa delicada entre os três níveis?, afirmou Lula.
No texto do Conselho, aparecem ainda a desoneração da folha de pagamento com a Contribuição Patronal para a Seguridade Social, o combate à informalidade e a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). Há ainda propostas para desonerar investimentos e os itens da cesta básica, medicamentos e outros serviços considerados essenciais.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, reafirmou que o governo pretende enviar ao Congresso a proposta de reforma tributária até o começo de setembro. A prorrogação da CPMF até 2011 já consta de uma emenda constitucional em tramitação na Câmara. A vigência da contribuição provisória termina em 31 de dezembro.

Fonte: G1.Globo

Data da Notícia: 18/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

Rummy Satta

Rummy Joy

Rummy Mate

Rummy Modern

Rummy Ola

Rummy East

Holy Rummy

Rummy Deity

Rummy Tour

Rummy Wealth

yono rummy

Jeetwin Result

Baji999 Login

Marvelbet affiliate

krikya App

betvisa login

91 club game

daman game download

six6s

babu88

10Cric

rummy glee

yono rummy

rummy perfect

rummy nabob

rummy modern

rummy wealth

Depo 25 Bonus 25

Depo 25 Bonus 25