Incidência do ICMS deve ser votada neste ano

O governo federal pode perder R$ 16 bilhões se o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar inconstitucional a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na base de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), conforme anunciou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Até o momento, sete dos 11 ministros do STF já declararam seu voto, sendo seis em favor do contribuinte e apenas um contra.

Na opinião do advogado especializado em Direito Tributário e Societário Hélio Barbosa, a decisão do Supremo deve ocorrer em breve, pois toda a sociedade brasileira tem interesse na matéria. “A decisão atinge a todos os brasileiros e não deve demorar a sair. No entanto, penso que isto só será possível após o término do período eleitoral, já que o relator do recurso extraordinário, ministro Marco Aurélio Mello, é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, afirmou.

Mesmo com a possibilidade de mudança dos votos, Barbosa não acredita que haverá alteração e confia na exclusão do percentual referente ao ICMS para que sejam recolhidos o PIS e a Cofins. Conforme o advogado, se a decisão do STF considerar a matéria inconstitucional, todos que contribuíram nestes últimos cinco exercícios poderão solicitar o ressarcimento no Supremo. “O recurso extraordinário é interpartes, ou seja, refere-se apenas ao caso que dispõe sobre um contribuinte específico e o Estado. No entanto, abre precedente para que outros contribuintes solicitem o mesmo tratamento na Justiça”, disse.

Fonte: Diário do Comércio

Data da Notícia: 05/10/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet