Empresas recorrem à Justiça para obter crédito de ICMS

Uma indústria química já obteve sentença na primeira instância da Justiça paulista. As empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estão recorrendo à Justiça para aproveitar crédito do imposto nas compras de mercadorias para uso e consumo, e algumas requerem o mesmo direito quanto a custos com energia e telecomunicação. Uma indústria química já obteve sentença favorável na primeira instância da Justiça paulista.
O crédito do ICMS poderia ser utilizado nas compras de mercadorias para uso e consumo -como material de escritório, por exemplo- realizadas a partir de janeiro deste ano. Mas a Lei Complementar 122, de 12 de dezembro de 2006, prorroga o início do prazo para aproveitamento desses créditos para janeiro de 2011.
Segundo o advogado Rodrigo Helfstein, do escritório Monteiro, Neves e Fleury Advogados, que defendeu a indústria química, o principal argumento apresentado em juízo contra a imposição da LC 122 é que essa legislação viola o chamado princípio da anterioridade nonagesimal, instituído pela Emenda Constitucional 42/2003. Esse princípio determina que se uma nova lei majora tributos, só pode entrar em vigor após 90 dias a contar da publicação dessa norma. Sendo assim, a prorrogação só começaria a ter efeito a partir do mês de março.
“Com a vitória, a indústria pôde se creditar de 1º janeiro a 13 de março sobre as aquisições de bens para uso e consumo, energia elétrica e telecomunicações”, comemora Helfstein. “Já entramos com ações para outros clientes e estamos aguardando decisão liminar”, completa. Na decisão, o juiz Ronaldo Frigini, da Primeira Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo entendeu que: “…houve aumento disfarçado da obrigação, posto que se a impetrante não consegue creditar-se do ICMS no período de janeiro a março do corrente ano, é seguro dizer que há de pagar mais tributo”.
O escritório Leite, Tosto e Barros Advogados também já impetrou três ações na Justiça para a obtenção do crédito de janeiro a março. A advogada do escritório, Flávia Faggion, explica que a LC 122 só dispõe expressamente sobre mercadorias para uso e consumo, mas como energia e telecomunicações também são bens que não fazem parte do processo produtivo da empresa, suas aquisições também devem gerar crédito de ICMS. A advogada entrou com mandados de seguranças e aguarda liminar.
O advogado Gustavo Brigagão, do Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados, também defende que vale a pena entrar com ação. Ele citou uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode ser usada como jurisprudência. “No julgamento da Adin 2325(DF), o STF entendeu que restrição ao crédito eqüivale a aumento de tributo. Assim, a prorrogação da LC 122 também corresponde a majoração”, alega.
Já o advogado Charles McNaughton, do Trevisioli Advogados, acredita ser difícil uma vitória quanto a essa discussão. “O princípio da anterioridade fala em aumento de tributo. No caso da LC 122, o contribuinte nem chegou a gozar esse benefício fiscal”, argumenta. (Gazeta Mercantil/Caderno A – Pág. 10)(Laura Ignacio)

Fonte: Gazeta Mercantil

Data da Notícia: 25/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet