Dornelles apresenta PECs que alteram legislação tributária

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) anunciou nesta quinta-feira (8), em Plenário, a apresentação de duas propostas de emenda à Constituição (PECs). A primeira (PEC 16/07) estabelece que a imunidade tributária de instituições de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, além de templos religiosos, também passará a incidir sobre as contribuições financeiras de qualquer natureza. A segunda (PEC 17/07) inclui a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na base de cálculo dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

Dornelles explicou que, em 1988, 80% da arrecadação da União provinha do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Por conseguinte, a base de cálculo dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios era calculada sobre o mesmo percentual. Atualmente, segundo o senador, essa alíquota gira em torno de 40%.

– Isso ocorreu porque o governo reduziu a receita do IR e do IPI, e aumentou a receita das contribuições sociais. Então estou colocando a Cofins na base de cálculo dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios – explicou.

Em relação à segunda PEC, Dornelles argumentou que a Constituição de 1988 determina a imunidade tributária sobre os impostos relativos às instituições de ensino sem fins lucrativos e templos religiosos. No entanto, afirmou o senador, com o passar do tempo, o governo criou diversas contribuições que não têm a característica jurídica de impostos mas incidem sobre essas entidades.

– Essas entidades sem fins lucrativos e templos de qualquer natureza estão sendo atingidas pela Cofins e por uma série de contribuições. Então a PEC determina que a imunidade tributária dessas instituições se aplica aos impostos e também sobre as contribuições – explicou Dornelles, que foi ministro da Fazenda no período de março a agosto de 1985.

Fonte: Agência Senado

Data da Notícia: 09/03/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet