Comissão Rejeita Dedução no IR para Novas Contratações

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público rejeitou o Projeto de Lei 3663/04, do deputado Luiz Carlos Santos (PFL-SP), que concede incentivo fiscal à empresa que contratar profissionais formados há menos de dois anos no ensino superior ou médio-profissionalizante. Pela proposta, a empresa poderá deduzir do Imposto de Renda devido as despesas com salários e encargos trabalhistas decorrentes da contratação desses profissionais.

De acordo com o projeto, a dedução está limitada a até 10% da folha de pagamento e a até 2% do imposto devido. Se a empresa operar com o Programa de Alimentação do Trabalhador e/ou com o Programa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (PDTI), a dedução fica limitada cumulativamente a 4% do imposto devido.

As despesas poderão ser deduzidas no próprio exercício financeiro das contratações ou nos dois exercícios seguintes.

Estímulo à rotatividade

A relatora do projeto, deputada Ann Pontes (PMDB-PA, justificou seu parecer contrário afirmando que a medida proposta pode causar desvios de aplicação prejudiciais às relações de trabalho. “Depreende-se do projeto que o custo da contratação do profissional recém-formado é zero, uma vez que são abatidos salários e encargos sociais do Imposto de Renda devido pela empresa”, critica a relatora.

Para a deputada, a contratação prevista pelo projeto torna-se tão atrativa que estimula a rotatividade intensa da mão-de-obra. “Toda vez que o profissional estiver próximo de completar doze meses de diplomado poderá ser substituído por outro com menos tempo de formado, a fim de a empresa manter o incentivo”, explica.

Tramitação continua

Apesar da rejeição, o projeto segue sua tramitação e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

Data da Notícia: 29/11/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet