Mercado Imobiliário – A Gravatá Paraibana

Felipe Crisanto

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Em uma sociedade bastante desigual como a nossa, o problema habitacional reproduz a complexa e difícil realidade de grande parcela da população.

Segundo notícia do Ministério das Cidades[1], a sociedade brasileira possui um saldo negativo habitacional de aproximadamente 6 (seis) milhões de moradias. Para o estudo que baseou tal número, foram consideradas as habitações precárias, coabitação familiar, ônus demasiado com aluguel e adensamento excessivo nos domicílios alugados, excluindo-se pessoas que coabitam por razões não financeiras. Do total, restou constatado que 83% (oitenta e três por cento) do déficit habitacional se concentra nas áreas urbanas e 96,6% (noventa e seis inteiros e seis décimos por cento) ainda abrangem as famílias com renda inferior a cinco salários mínimos.

Tais indicadores demonstram que muito ainda deve ser feito para se trazer à sociedade reais condições de desenvolvimento individual e coletivo.

Neste norte, o emprego direcionado de normas tributárias sobre o setor imobiliário, com intuito de influenciar comportamentos econômicos, atravessa relevante importância na conjuntura atual. Verifica-se que referido campo de atividade econômica vem ganhando cada vez mais força no cenário nacional e, quando atrelada a uma política de incentivos, pode alcançar objetivos econômicos impressionantes.

         O exemplo disso, não tão distante da capital paraibana, é o que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Bananeiras.

Com visão bastante acurada para uma tão simplória cidade paraibana, a Prefeita Constitucional, Marta Ramalho, natural da terra, percebeu que, atrelado ao potencial turístico da região, o investimento imobiliário poderia trazer o tão esperado desenvolvimento.

O crescimento do mercado imobiliário passou a ser o alvo dos bananeirenses e a oferta do clima da região combinado com o sossego do campo e suas belezas naturais, são fortes atrações da cidade.

Porém, a principal investida da Prefeita Constitucional de Bananeiras, acompanhando a visão estratégica e econômica dos mais diversos estudiosos da economia nacional, foi a aplicação da chamada “tributação indutora”, ou seja, o incentivo fiscal para o setor imobiliário.

A Prefeitura de Bananeiras, com o intuito de atrair investimentos, isenta os investidores imobiliários de taxas e do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU, o que se estende para os adquirentes dos imóveis por dez anos.

Atualmente, a Prefeitura possui oito condomínios registrados e um mercado imobiliário em propulsão econômica. E o que não poderia ser diferente, a região vem crescendo em progressão geométrica, gerando mais oportunidade de trabalho para os bananeirenses (que também é condição para o investimento); atração de hotéis para atender a crescente demanda turística; procura de empresas, associações, sindicatos, para realização de eventos; melhor qualidade de vida da população e as demais benesses que o desenvolvimento econômico propicia.

Conceituando: Governantes, o desenvolvimento, muitas vezes, está batendo à nossa porta, precisamos apenas de uma visão crítica e ter vontade política. Nada é impossível, numa situação dessas, até o direito tributário fica fácil de manejar.

Felipe Crisanto

Advogado do escritório Crispim Ribeiro & Cabral Advogados Associados. Graduado pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Direito Tributário.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/