ICMS na transferência de bens

Luciano dos Santosé

A discussão acerca da incidência ou não de ICMS sobre a transferência de mercadorias ou bens entre filiais de uma mesma empresa que se situem em estados distintos da federação é tema de grande relevância na seara do direito tributário e que atualmente vem tendo bastante repercussão na imprensa. – Isto se deve ao fato de que a cobrança desse imposto fica a cargo dos estados e do Distrito Federal – tal atribuição é prevista na Constituição Federal. Desta maneira, os estados têm autonomia legislativa para construir seu próprio regulamento sobre o imposto (ICMS), bem como para eleger as operações de circulação de mercadorias e serviços que serão taxadas.

Mas os estados e o Distrito Federal não são totalmente autônomos em relação à edição de leis sobre o ICMS, pois devem respeitar o que diz a Lei Complementar 87, de 1996, que regulamenta o procedimento legislativo dos estados em relação à edição de normas sobre o imposto. E é neste ponto que surge a questão controvertida, já que a lei que regulamenta a instituição da cobrança do ICMS pelos estados e pelo DF é clara ao dizer que o imposto não incide sobre a transferência de bem ou serviço entre empresas do mesmo titular quando situadas em estados distintos.

Entretanto, alguns estados, ignorando completamente a lei que regulamenta o ICMS, bem como as reiteradas decisões dos Tribunais Superiores neste sentido, vêm exigindo o pagamento de ICMS pela simples entrada da mercadoria em seu território, independentemente de haver ou não a circulação do bem ou do serviço, ocasionando conflito entre a legislação estadual e a legislação que regulamenta o Imposto em território nacional.

Entretanto, deve-se ter em mente que o fato gerador do ICMS é a circulação de mercadorias e serviços e que o momento em que ocorre este fato é o da saída da mercadoria do estabelecimento do fabricante, mediante a mudança de titularidade do bem (circulação de mercadoria ou serviço). Não é o que acontece com a transferência de mercadoria entre estabelecimentos de um mesmo proprietário, já que neste caso não vai ocorrer a mudança de titularidade do bem: o que ocorrerá será a substituição da titularidade do poder de cobrar o tributo, que passará para a unidade em que o bem vai entrar.

Em resumo, a transferência entre filiais não tem o condão de configurar o fato que origina a obrigação de pagar o tributo (ICMS), já que não ocorrerá a circulação da mercadoria ou serviço: ela apenas será deslocada para outra unidade da federação. Quando houver mudança de propriedade, incidirá o tributo; se não, este não é devido. Assim, caso haja qualquer autuação dos fiscos estaduais no sentido de obrigar a empresa ou sociedade empresária a pagar ICMS sobre transferência de bens ou serviços entre filiais, o contribuinte deve procurar o auxílio da Justiça para se ver livre da obrigação de pagar este imposto.

Luciano dos Santosé

advogado tributarista, pós-gr.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet