Governo volta-se à base aliada para aprovar prorrogação da CPMF

Com a decisão dos senadores do PSDB de suspender as negociações com o governo, agora é a vez de os partidos da base aliada buscarem valorizar seus votos a favor da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). “O momento agora é de discutir com a base, mas sem esquecer o PSDB”, afirmou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR). Ele defende continuidade das conversas com o PSDB, totalmente descartada pela maioria dos tucanos.

O PMDB, maior partido da base, com 20 senadores, decidiu ontem fechar questão a favor da proposta de emenda constitucional (PEC), insistindo na redução da alíquota da CPMF já a partir de 2008.

“Durante a negociação com o PSDB, o governo já avançou bastante, mas há espaço para flexibilizar um pouco mais”, disse o líder do PMDB, Valdir Raupp (RO). “O PMDB quer avançar mais, quer uma desoneração maior”, completou Jucá.

Em nota, o partido informa ter decidido: aprovar, em tese, a proposta apresentada pelo governo ao PSDB na terça-feira, desde que sejam tomadas outras medidas que sinalizem redução da carga tributária; apoiar a isenção da CPMF para os contribuintes com rendimentos mensais até R$ 4,36 mil (conforme projeto de lei de Raupp); rejeitar qualquer tipo de perda de arrecadação para compensar o Imposto de Renda para Estados e municípios; propor a redução da alíquota a partir de 2008.

O PDT (cinco senadores) também defende redução da alíquota e redutor de gastos públicos. “Vamos insistir nesses pontos. As duas coisas estão interligadas: se o governo fizer um plano de contenção, poderá cortar a alíquota”, disse o líder, Jefferson Péres (AM). “Se o governo fizer concessões, terá nosso voto. Se não fizer, não conte com nosso voto”, completou.

O PSB (dois) é outra legenda da base que quer avançar mais na redução da carga tributária. O líder, Renato Casagrande (ES), defende redução da alíquota e critica a desoneração via abatimento no Imposto de Renda, o que reduziria os repasses de Estados e municípios. “O governo tem votos para aprovar, mas no limite”, disse Casagrande, para quem o governo “não pode desistir” do PSDB.

As lideranças do PMDB dizem que 18 dos 20 senadores pemedebistas votarão a favor da CPMF. Os votos contrários são de Jarbas Vasconcelos (PE) e Mão Santa (PI), que bateu boca com a líder do governo no Congresso, Roseana Sarney (MA), na reunião de ontem.

A proposta inicial da bancada, defendida pelo próprio Jucá, é de redução linear da alíquota para todos os contribuintes, de 0,38% para 0,36% no ano que vem. Essa redução significaria desoneração de R$ 2 bilhões em 2008. Seria adotada por medida provisória, após a aprovação da PEC que prorroga até 2011 a CPMF e a Desvinculação das Receitas da União (DRU).

O fechamento de questão – decisão que torna a posição favorável à CPMF uma determinação partidária aos seus parlamentares não intimidou Jarbas Vasconcelos. “Voto contra e não tem ameaça que me faça mudar meu voto”, disse.

Embora Raupp descarte punição a eventuais dissidentes, a idéia é defendida por alguns. Wellington Salgado (MG), por exemplo, diz que o líder pode afastar da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) qualquer integrante do partido que ameace votar contra a PEC. O PMDB tem seis integrantes na CCJ. Um deles é Jarbas, claramente contra a CPMF.

Pedro Simon (RS) é outro membro da CCJ que representa dúvida. Ontem, ele se absteve na votação da bancada – assim como o presidente do Senado licenciado, Renan Calheiros (AL). Perguntado como votará em relação à PEC, dizia ontem não saber.

Na reunião da bancada, Mão Santa, exaltado, disse que a CPMF era uma “mentira” do governo, que não se trata de imposto provisório, e sim permanente, e que o governo poderia sobreviver sem os recursos. Roseana defendeu a posição governista, o que levou Mão Santa a levantar a voz, lembrando os baixos índices sociais do Maranhão e antigas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à família. Sarney ficou calado.

No Senado, uma PEC passa apenas pela CCJ antes de ir a plenário. A leitura do parecer de Kátia Abreu (DEM-TO) – contrário à prorrogação – foi marcada pelo presidente da CCJ, Marco Maciel (DEM-PE), para uma reunião extraordinária na segunda-feira, dia 12. Haverá pedido de vista coletivo (tempo para exame da matéria) e a votação deve ocorrer na terça-feira.

Da CCJ, a PEC vai a plenário, de onde retorna para a comissão se receber emendas – o que é certo que acontecerá. A CCJ tem mais 30 dias para novo exame. O DEM, partido que fechou questão contra a CPMF, não aceita redução de prazos. No calendário do governo, o Senado deve aprovar a PEC em plenário em um mês. As negociações irão se intensificar nesse período.

“O diálogo com o PSDB dá uma margem de segurança muito mais ampla com os governadores do partido, pois eles continuam dispostos a negociar”, afirmou Aloizio Mercadante (PT-SP).

Os senadores tucanos, no entanto, fecham as portas. A bancada decidiu encerrar as negociações com o governo por 9 votos a 4. E rejeitam a interferência de governadores na negociação. “Se Serra e Aécio estão negociando diretamente com o Planalto, o governo que fique com os votos deles”, ironizou Álvaro Dias (PR). “Um recuo seria uma catástrofe para a bancada”, afirmou Papaléo Paes.

Fonte: Valor Econômico

Data da Notícia: 08/11/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet