Cobrança em prazo certo

A decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de declarar inconstitucional a norma que concedia ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) prazo de dez anos para notificar o contribuinte sobre a dívida tributária começa a ser aplicada pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs). A informação é da advogada Paula Maranhão de Aguiar Bove, da banca Correia da Silva Advogados. Ela lembra que os incisos 1º e 2º do artigo 45 da Lei 8.212/91, que trata do seguro social, foram invalidados em agosto último. Segundo afirmou, a determinação começa a alcançar os contribuintes com demandas nas instâncias inferiores da Justiça.

No julgamento, o ministro Teori Albino Zavascki, relator do caso, ponderou que as contribuições sociais destinadas ao financiamento da seguridade social têm natureza tributária. Por isso, caberia a uma lei complementar, e não ordinária, como a Lei 8.212/91, dispor sobre normas gerais de prescrição e decadência tributárias (direito do Fisco em constituir o crédito). Nesse sentido, vale o artigo 173 do Código Tributário Nacional, que prevê prazo de cinco anos.

Unanimidade
O entendimento foi seguido, por unanimidade, pelos membros da Corte Especial, em julgamento que começou em de dezembro de 2005. Na ocasião, Zavascki, chegou a propor que a argüição não fosse conhecida, mas os demais ministros entenderam que, uma vez proposta, a Corte Especial deveria analisar a inconstitucionalidade sem preocupar-se com qual das partes se beneficiaria da eventual declaração.

Segundo Paula Bove, o julgamento foi importante porque não havia, entre os tribunais regionais federais, uma posição única sobre a matéria. Na opinião dela, o entendimento da decisão deverá prevalecer nos demais juízos. “Os tribunais estavam divergindo. A tendência agora é de que os TRFs passem a adotar a mesma interpretação”, disse a advogada, destacando que o prazo extenso para a notificação só trazia prejuízos às empresas.

“Qualquer dívida pendente, especialmente a que é “ignorada”, é uma bomba relógio. Ao ser notificado, além de ter que arcar com multas, juros e correções, o cidadão tem seu nome listado como devedor nos processos do INSS, com cobranças de débitos retroativos. Agora, pelo menos, qualquer pendência será notificada em cinco anos”, acrescentou.

A questão chegou ao STJ por meio de recurso interposto pela Companhia Materiais Sulfurosos (Matsulfur), de Minas Gerais, que queria ter reconhecido o direito à compensação de valores indevidamente recolhidos como contribuição previdenciária, que incidiram sobre a remuneração de trabalhadores autônomos, avulsos e administradores, em 1989. Ao julgar o caso, o TRF da 1ª Região, argumentou que o crédito estaria prescrito, já que o prazo para pleitear a compensação seria de cinco anos a contar do fato gerador, mais cinco, a partir da homologação tácita. A empresa recorreu.

Ajuda
Segundo a advogada, os contribuintes que estiverem sendo cobrados de débitos constituídos pelo INSS em período superior ao prazo de cinco anos devem procurar a ajuda de advogados para a realização das medidas cabíveis para obstar essas exigências. Pelo artigo 173 do Código Tributário Nacional que a contagem do prazo de prescrição tem início no “primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado”.

GISELLE SOUZA

Fonte: Jornal do Commercio

Data da Notícia: 09/11/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet