IR: 32 dias para a entrega

Somente um em cada quatro contribuintes enviou suas declarações até agora

MARCOS BURGHI, marcos.burghi@grupoestado.com.br

Exatos 32 dias separam os contribuintes do fim do prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda (IR), em 30 de abril, e até o momento 5,8 milhões de declarações foram entregues, pouco mais de 25% das 23,5 milhões que a Receita Federal espera receber este ano. A Receita estima que, na última semana de abril, sejam entregues 20% das declarações, cerca de 4,6 milhões.

Nunca é demais lembrar que quanto mais próximo da data final maior a possibilidade de congestionamento no site da instituição e de filas para quem optar pela entrega em formulário ou disquete.

Entregar após o prazo significa ter de pagar entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido mais multa de 1% ao mês.

De acordo com Marli Job, auditora-fiscal, quem não entregar fica com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pendente e, na falta da apresentação da declaração por dois anos, o cadastro é suspenso e o contribuinte fica impedido de abrir conta em banco, fazer crediário ou qualquer tipo de contrato comercial.

Além do site da receita é possível buscar ajuda em sites de empresas de consultoria, como a Fiscosoft, que oferece as informações da Receita organizadas por assunto.

De acordo com Juliana Ono, consultora da Fiscosoft, as principais dúvidas que chegam à empresa dizem respeito a deduções de despesas médicas. Vale subtrair do imposto devido os valores pagos por consultas ou hospitalização em tratamentos do próprio contribuinte ou de dependentes a médicos de qualquer especialidade, bem como exames de laboratório e radiológicos. A lista também aceita gastos com a compra de aparelhos ortopédicos e próteses. Tudo comprovado com receita e nota fiscal, que deve ser guardada por pelo menos cinco anos. De acordo com Claire Regina, auditora-fiscal, este é item que mais leva à malha fina.

Atenção também à principal novidade do ano, a dedução da contribuição previdenciária sobre salários pagos a empregado doméstico com registro em carteira. O limite é de R$ 536, correspondente a um funcionário por declaração.

Fonte: Jornal da Tarde

Data da Notícia: 30/03/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A