Ficha limpa:Inscrição no Refis dá Direito a Certidão para Empresa

A empresa que assumir sua dívida e entrar para o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) tem direito a certidão positiva com efeito de negativa. Com esse entendimento, o relator Paulo Freitas Barata, do Tribunal Regional da 2ª Região, autorizou a emissão de certidão em favor do Movimento de Assistência Escolar — Monae.

A empresa, representada pelo escritório Neves Bezerra Associados, alega que tinha sua situação classificada como devedora apesar de ter negociado a dívida no Refis. Ao tirar a certidão, ela aparecia como negativa. O advogado Eurivaldo Neves Bezerra afirmou que uma vez o débito negociado para pagamento em parcelas, a certidão deve ser expedida obrigatoriamente. Ao não expedir o documento, afirma ele, o Fisco estaria forçando o contribuinte a quitar seus débitos à vista, em desrespeito a negociação.

Segundo Barata, o artigo 205 do CTN determina que “a lei poderá exigir que a prova da quitação de determinado tributo, quando exigível, seja feita por certidão negativa, expedida à vista de requerimento do interessado, que contenha todas as informações necessárias à identificação de sua pessoa, domicílio fiscal e ramo de negócio ou atividade e indique o período a que se refere o pedido”, estabelecendo ainda o prazo de 10 dias para sua expedição.

Já o artigo 206 estabelece que a certidão de que conste a existência de créditos não vencidos, em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa, terá os efeitos de certidão negativa.

Fonte: Conjur

Data da Notícia: 15/12/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet