“Vamos aprimorar ainda mais a relação do fisco com o cidadão”, diz Rachid

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, disse nesta quarta-feira (25/04) que o objetivo da Receita Federal do Brasil (RFB) é aprimorar ainda mais a relação do fisco federal com o contribuinte. A nova estrutura, formada a partir da unificação da Receita Federal e Receita Previdenciária, começa a funcionar em 2 de maio.

“A reestruturação da administração tributária federal está sendo executada com vista a aprimorar a relação do fisco com o contribuinte”, afirmou Rachid, que concedeu entrevista para esclarecer aspectos relacionados à entrada em operação do novo órgão.

De acordo com o secretário, somente as estruturas atuais da Receita Federal e da Receita Previdenciária nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro não serão integradas imediatamente, “devido à complexidade das mesmas e a relevância das duas cidades em termos de arrecadação”. Informou, porém, que já a partir de 3 de maio a RFB estará fazendo esforços visando essa integração, prevista para ser concluída até 10 de agosto.

Ele entende que o fato de o contribuinte passar agora a poder resolver suas pendências fiscais e previdenciárias numa única unidade, significa um avanço significativo em termos de racionalização administrativa. “Eu me refiro a uma racionalização tanto para o contribuinte como para a administração pública”, explicou.

A certidão negativa de débitos, por exemplo, passará a ser única num futuro breve para todos os tributos. No caso da legislação, Rachid informou que será buscada a padronização “tanto do contencioso como da legislação como um todo”.

A previsão é que, num primeiro momento, pelo menos 93 unidades da nova estrutura estejam funcionando unificadas até 10 de maio. A nova secretaria terá 580 unidades espalhadas por todo o país, mais 136 Centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC). Ele destacou ainda a criação dos “CACs virtuais” que considera o “grande investimento” tecnológico realizado em benefício do contribuinte.

“O CAC virtual tem ao mesmo tempo serviços de acesso livre e os que requerem uma senha. Há outros que o contribuinte pessoa física, por exemplo, deve informar o número de entrega da declaração para acessar a um determinado nível de informações. Em outros exige-se certificação digital”, comentou.

O secretário reforçou a informação sobre os serviços que vão migrar para a nova estrutura tributária. “Vão ser integrados apenas os assuntos relacionados à receita previdenciária. O atendimento ao segurado da Previdência Social seguirá sendo feito pelo INSS”.

Fonte: SRF

Data da Notícia: 26/04/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet